Roçadeira Tekna É Boa? Vale A Pena?

Na hora de procurar por uma boa roçadeira pela internet, a Tekna é uma marca que acaba surgindo, mas ela é realmente boa?

A Tekna é uma marca bastante conhecida por quem trabalha com ferramentas, e sua roçadeira aparece muito em diversas listas e sites especializados. Pois aqui neste artigo nós iremos analisar justamente a roçadeira da Tekna! A seguir nós iremos lhe apresentar dois bons modelos da Tekna e compará-los, de modo que você possa ter uma melhor noção se ela é realmente aquilo de que você precisa.

Então, se você está cogitando adquirir uma roçadeira da Tekna, aconselhamos que antes você dê uma conferida neste artigo!

Conhecendo a Tekna

Antes de mais nada, é necessário conhecer Tekna, a empresa por trás da roçadeira!

Na realidade, a Tekna é uma marca própria dentro da Nordtech, sendo que neste caso o melhor é avaliarmos a Nordtech em si. Ao todo são mais de 400 pontos espalhados ao redor do Brasil que disponibilizam produtos Tekna. Seu foco são produtos para soluções completas em casa, nos jardins e no campo.

Precisa de assistência técnica? Pois então através deste link você consegue encontrar a assistência mais perto de você para lhe ajudar com seu problema!

Todas essas informações acima foram retiradas diretamente do site oficial da Nordtech, ou seja, elas correspondem a Nordtech falando de si mesma. Isso por si só não é uma fonte muito segura de informações, então nós resolvemos ir atrás de outras fontes.

Para nós, a melhor maneira de conhecermos determinada marca é conferir o que seus clientes estão falando sobre ela. E, o melhor lugar para isso é através do site Reclame AQUI.

A Tekna pelo Reclame AQUI!

Antes de passarmos para a roçadeira da Tekna, vamos conferir o que seus clientes tem a dizer sobre ela!

O Reclame AQUI é o maior site no Brasil para atestar a confiabilidade de lojas. Nele é possível que clientes reportem reclamações sobre um produto que adquiram de determinada marca, e as empresas tem direito a resposta e a tentarem solucionar o problema. Aqui a imagem das empresas está diretamente ameaçada, então é claro que elas levam as reclamações muito a sério e tentam resolvê-las o mais depressa possível.

Se você for até a página principal da Tekna no Reclame AQUI encontrará todas as informações de que precisa para analisá-la. Aqui nós voltamos a lembrar que, na verdade, nós temos informações sobre a Nordtech, a distribuidora oficial da marca Tekna. A Nordtech se encontra no Reclame AQUI já fazem 14 anos, contando com mais de 25 mil visualizações e uma reputação de 8.4 pontos em 10. Essa nota garante a Nordtech uma avaliação de “ÓTIMO”, o que nos atesta sua confiabilidade quanto aos seus produtos.

Mas atenção, essa é uma avaliação geral, relativa a todos os produtos da Tekna, e não apenas a sua roçadeira. Além disso, aqui estamos falando não apenas da Tekna, mas sim da Nordtech. É importante levarmos tudo isso em consideração mas, ao que podemos constatar pela sua reputação, a Nordtech (e em consequência a Tekna) é uma marca confiável.

Uma vez que tenhamos deixado claro que a Tekna é confiável, vamos então agora analisar especificamente a roçadeira da Tekna!

A roçadeira Tekna

Para podermos analisar a roçadeira Tekna, nós separamos abaixo dois excelente modelos para que você possa definir o melhor para você. Então confere só!

Roçadeira Lateral à Gasolina RL260AC2-G2 Tekna

Esta primeira roçadeira da Tekna trata-se de um modelo lateral, com um guidão tipo bicicleta e movida a gasolina. Ela apresenta um manuseio simples, com um bom acabamento e sendo bastante fácil desmontá-la e montá-la para transporte.

Além disso, este modelo apresenta uma rotação máxima de 12.000 RPM, uma potência de 1 HP e um motor monocilíndrico de 2 Tempos com 25,4 cilindradas. O seu combustível é de Gasolina + Óleo 2 Tempos, e o tanque possui uma capacidade máxima para 650 ml. Já com relação a lâmina, ele apresenta uma de três pontas, com um carretel de nylon.

Acompanham este modelo cinto ergonômico, carretel de nylon, misturador de combustível, chaves e lâmina 3 pontas.

Roçadeira a Gasolina Lateral RL430AC2-G2 Tekna

Já essa roçadeira da Tekna  é mais potente, indicada para trabalhos mais pesados e profissionais. Ela também é um modelo lateral, com um guidão do tipo bicicleta, um equipamento moderno e basta te versátil.

Este modelo conta com uma rotação máxima de 13.000 RPM, uma potência de 1,7 HP e um motor monocilíndrico de 2 Tmpos, com 42,7 cilindradas. O seu combustível é de Gasolina + Óleo 2 Tempos, e seu tanque possui uma capacidade máxima para até 1,3 litros. Já com relação a lâmina, ele apresenta uma de três pontas, com um carretel de nylon.

Acompanham este modelo cinta de apoio, carretel de nylon, misturador de gasolina e uma lâmina de 3 pontas.

Comparando ambos os modelos

Acima nós lhe mostramos dois bons modelos de roçadeira Tekna, vamos então compará-los diretamente abaixo, de modo que você possa enxergar melhor a diferença entre cada um deles!

Roçadeira Tekna
RL260AC2-G2RL430AC2-G2
Cilindradas25,4 cc42,7 cc
Potência1 HP1,7 HP
Rotação máxima12.000 RPM13.000 RPM
TipoRoçadeira lateralRoçadeira lateral
GuidãoTipo bicicletaTipo bicicleta
Diâmetro do cilindro34 mm40 mm
Diâmetro do tubo26 mm28 mm
Tipo de motorMonocilíndrico de 2 TemposMonocilíndrico de 2 Tempos
Lâmina3 pontas3 pontas
CarretelNylonNylon
Tipo de combustívelGasolina + Óleo 2 TemposGasolina + Óleo 2 Tempos
Capacidade do tanque0,65 Litros1,3 Litros
Dimensões (C x L x A)30 x 29 x 185 cm30 x 19 x 110 cm
Peso9,5 Kg7,9 Kg
AcompanhaCinto ergonômico, carretel de nylon, misturador de combustível, chaves e lâmina 3 pontasCinta de apoio, carretel de nylon, misturador de gasolina e uma lâmina de 3 pontas

Mas, talvez mesmo com a presença dessa tabela ainda fique difícil para você ter uma noção se a roçadeira Tekna é realmente boa. Então, focando nisso, abaixo nós iremos analisar a roçadeira Tekna com relação a alguns fatores importantes!

Analisando a roçadeira Tekna

Roçadeira Tekna é boa?

Abaixo nós separamos os principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher sua roçadeira, de modo que possamos conferir se a roçadeira da Tekna atende tais requisitos. Então confere só como é o desempenho da roçadeira Tekna com relação a:

Quanto a potência

A primeira coisa que você deve analisar ao buscar por uma roçadeira, seja da Tekna ou de qualquer outra marca, é quanto a sua potência. Acima nós lhe apresentamos duas roçadeiras Tekna com potências diferentes, as quais se encaixam, respectivamente, para trabalhos leves e para trabalhos mais robustos. Abaixo nós separamos quais são estas classificações, então confere só:

  • Potências de até 26 cc → Aqui nós temos o primeiro nível de potência, ou seja, são as roçadeiras utilizadas em trabalhos mais leves. Por apresentarem a menor potência, tais roçadeiras costumam também ser mais baratas, sendo a perfeita combinação para quando seu objetivo é ir atrás de um modelo para uso mais leve, e sem gastar muito com isso;
  • Potências entre 26 cc e 33 cc → Já aqui nós temos aquela faixa mediana, sendo utilizada para um uso mais pesado que o modelo acima, como por exemplo para vegetações que sejam um pouco mais densas;
  • Potências maiores do que 44 cc → Aqui é o último nível, ou seja, as roçadeiras indicadas para trabalhos mais “robustos”.  Se você pretende executar trabalhos mais pesados, então é necessário que opte por roçadeiras que atuem em uma faixa superior a 44 cilindrdas.

Dos dois modelos que nós apresentamos acima, o primeiro entra na categoria de até 26 cc, enquanto o segundo entra na categoria superior a 44 cc. Assim sendo, nós podemos ver que a Tekna consegue atuar em ambas as categorias, lhe oferecendo um modelo para trabalhos mais leves, e um outro modelo focado em atuações mais robustas.

Então, no quesito potência, não temos nada a reclamar da Tekna!

Quanto ao tipo de lâmina

O próximo fator que devemos analisar aqui é quanto a lâmina da roçadeira, e este fator deve sempre ser analisado em conjunto com sua potência. Isso pois, é necessário que a roçadeira contenha a lâmina específica para o trabalho específico que você irá desempenhar, do contrário você encontrará algumas dificuldades. Abaixo nós separamos os principais tipos de lâmina que você deve se atentar, conferindo sempre qual delas é a que você necessita e se sua roçadeira a possui.

  • Nylon → A lâmina de nylon  é a primeira e mais comum de todas, e com ela nós abrimos nossos tipos de lâminas. A lâmina de nylon é a ideal para serviços mais leves, como por exemplo em acabamentos e manutenções;
  • Lâmina metálica de 2 pontas → A próxima de nossa lista é a lâmina metálica de 2 pontas, cuja aplicação é um nível acima da de nylon. Ou seja, com essa lâmina você já poderá utilizar sua roçadeira em serviços mais exigentes e em maiores gramados do que você seria capaz de usar com uma lâmina de nylon;
  • Lâmina metálica de 3 pontas → Se a lâmina de 2 pontas é um nível acima da de nylon, então não é difícil enxergar que a de 3 pontas é um nível acima da de 2. Ambos os modelos que apresentamos acima possuem lâminas de 3 pontas, o que faz deles bons para serem utilizados em vegetações densas e elevadas, como por exemplo em arbustos;
  • Serra circular → A serra circular é o último nível aqui, para quando você tem pela frente vegetações bem robustas e resistentes. Para se ter uma ideia, com essa lâmina é possível até mesmo lidar com troncos pequenos de árvores, mesmo que este não seja o uso indicado para uma roçadeira.

Ambos os modelos apresentados acima possuem uma lâmina metálica de 3 pontas, o que os coloca bem acima de demais lâminas e ideal para serviços mais pesados. Então aqui nós temos outro ponto a favor da roçadeira Tekna com relação a sua lâmina.

Entretanto, nós não conseguimos encontrar um modelo da Tekna cuja lâmina seja do tipo serra circular. Assim sendo, caso você necessite de uma lâmina mais resistente do que a de 3 pontas, até o momento a Tekna não é capaz de ajudar.

Quanto ao combustível

Acima nós citamos dois modelos de roçadeira movidas a gasolina, isso pois, modelos a gasolina são os mais potentes do mercado, bem mais do que modelos elétricos e a bateria.

Mas neste fator não basta apenas analisarmos o tipo de combustível, é preciso que fiquemos atento também para outras coisas. Coisas como por exemplo a capacidade máxima do tanque de combustível de cada modelo e o seu nível de consumo. Isso é importante pois assim você terá uma ideia da autonomia em que você poderá utilizar sua roçadeira antes de ter de parar para abastecê-la novamente, o que pode acabar atrasando um pouco seu trabalho.

Os dois modelos acima apresentam tanques com capacidade máxima diferentes, um de 0,65 L e outro com 1,3 L. Mas, neste caso, é importante também levarmos em conta que o modelo com o menor tanque é também aquele com menos cilindradas, aconselhável para trabalhos menores. Então, levando em conta essa relação de capacidade máxima com o tipo de trabalho a ser desempenhado, a roçadeira da Tekna é satisfatória.

O ponto negativo aqui fica por conta de sua autonomia, ou seja, a relação de litros/hora de cada modelo. Essa informação não é disponibilizada na Tekna durante a apresentação de cada modelo, e é algo que nós sentimos que ficou faltando!

Quanto a ergonomia

A roçadeira trata-se de uma ferramenta inteiramente manual, então é claro que você deverá optar apenas por modelos que sejam ergonômicos. Modelos desconfortáveis, e que não sejam ergonômicos, farão apenas com que o trabalho seja mais difícil, podendo provocar dores no operador e com isso comprometer diretamente na qualidade do trabalho.

Os dois modelos que apresentamos acima são do tipo lateral, com um “guidão de bicicleta”. Roçadeiras laterais não são desconfortáveis, mas também não são o modelo mais ergonômico que você pode encontrar. Caso você realmente queira ir pela ergonomia, então o melhor é procurar por uma roçadeira costal, e a Tekna também possui uma destas em seu catálogo. Então, com relação a ergonomia, a roçadeira da Tekna não fica devendo!

Além do tipo, fique ligado também as dimensões e ao peso. Modelos muito grandes e muito pesados farão com que você se canse mais facilmente durante sua utilização, comprometendo assim a qualidade do trabalho.

Quanto aos itens extras oferecidos

Em dúvida entre dois modelos similares? Pois então o melhor a se fazer para desempatar esta disputa é conferir os itens extras oferecidos!

Analisando os itens extras oferecidos pela Tekna, é possível ver que os itens de ambos os modelos acima são basicamente os mesmos, diferenciando apenas no jogo de chaves que o primeiro possui e o segundo não. Ou seja, aqui a Tekna apresenta um certo padrão nos itens que oferece, não sendo nada de muito diferente dos mesmos itens que você encontrariam inclusos em qualquer outra marca de roçadeira.

Quanto ao seu valor

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração aqui!

Ambos os modelos acima apresentam um valor bem próximos um ao outro, bem como um valor abaixo da média das roçadeiras do mercado. Ou seja, isso faz com que a roçadeira da Tekna seja a favorita de quem não planeja investir pesado, e ainda assim ter em mãos um modelo que deixará a desejar.

Então, se você busca uma roçadeira que seja “boa e barata”, definitivamente deve levar a Tekna em consideração!

A roçadeira Tekna é boa mesmo?

Acima nós lhe mostramos dois bons modelos de roçadeira Tekna, bem como realizamos uma análise comparativa entre ambos os modelos e em seguida os analisamos com relação aos principais fatores que você deve buscar em uma roçadeira. Então agora só falta respondermos a pergunta: a roçadeira Tekna é boa?

E a resposta é: Sim, a roçadeira da Tekna é boa!

Ao apresentarmos a Nordtech no Reclame AQUI nós pudemos ver que a empresa em si é bem avaliado, mas isso não nos prova se sua roçadeira também é. Então, ao conferirmos dois bons modelos de roçadeira Tekna acima, nós vimos que elas englobam praticamente todos os fatores que se espera que uma boa roçadeira apresente, apenas confirmando que a roçadeira Tekna é boa.

Se você busca por uma boa roçadeira, e por um preço acessível, começa a cogitar fortemente a Tekna!

Mas e quanto a você, está realmente pensando em adquirir uma roçadeira da Tekna? Qual delas? Uma das que apresentamos acima ou algum outro modelo? Ou então você tem (ou já teve) uma roçadeira da Tekna? Então conta pra gente nos comentários abaixo como foi sua experiência!