Serra Tico-Tico ou Serra Circular, Qual A Melhor?

Na hora de realizar seus serviços, é claro que você vai querer trabalhar com a melhor serra possível, não é mesmo? Mas então eis que surge a dúvida: serra tico-tico ou serra circular, qual delas é a melhor para seu trabalho?

Pois aqui neste artigo nós iremos te ajudar a definir se é a serra circular ou a tico-tico aquela melhor para você. Para isto, iremos lhe explicar abaixo quais os tipos de situações em que cada uma das serras é melhor indicado, pois apesar de ambas serem serras ainda assim suas aplicações são diferentes. Além disso, também lhe apresentaremos o melhor modelo tanto da serra tico-tico quanto da circular, assim você poderá ter a melhor independente de qual escolher!

Preparado então para conferir qual das duas serras é a melhor para você? Pois então vamos começar!

Serra tico-tico ou serra circular?

Sim, ambas são serras, mas ao mesmo tempo ambas também desempenham funções distintas uma da outra. Ou seja, antes de mais nada você deve entender para que cada uma delas funciona, para que só então possa entender qual delas é a melhor para você. Assim sendo, vamos analisar abaixo para que cada uma destas serras funcionam.

A serra circular

Serra circular

Vamos começar aqui pela serra circular, a qual tem como principal função fazer cortes chanfrados e longitudinais nos materiais. Ela possui um motor elétrico e uma serra circular dentada, a função do motor é fazer essa serra girar em uma velocidade alta, para que ela realize o corte nos materiais. Aqui então fica fácil chegar a conclusão de que, quanto mais potente a sua serra for, maior também será a sua velocidade.

A serra circular é bastante utilizada para serviços de marcenaria e carpintaria, mas ela é capaz de cortar não apenas madeira, como também metal e plástico. Então, se você necessita de uma serra para cortes em linhas retas, a serra circular é a mais aconselhável para você. E sim, mesmo que o nome seja “circular”, na verdade ela é aconselhável para cortes retos, o nome se deve apenas pelo formato de seu disco de corte. Além disso, você também pode utilizá-la nas madeiras mais resistentes e duras, como por exemplo no telhado das casas.

Então que tal agora darmos uma analisada em um modelo top de linha de uma serra circular?

Serra Circular Bosch GKS 65

A Bosch GKS trata-se de um modelo para uso profissional, ideal para trabalhos pesados

Ela apresenta uma potência de incríveis 1800 W, a maior da categoria, possui também uma velocidade variável, de 3.000 RPM a 5.000 RPM. Sua potência, aliada a sua placa-base de alumínio com dois encaixes de guia, fazem com que ela seja perfeita para uso profissional, bem como para trabalhos pesados. Além disso, ela também conta com um soprador turbo, para manter seu local de trabalho sempre limpinho, e não comprometer sua visão quanto a linha de corte.

Juntamente a essa serra você ainda adquire: um disco de serra Optiline de 60 dentes, uma chave Allen, uma guia paralela, um manual de instruções e também um adaptador de aspiração de pó. E, com relação a capacidade de corte deste modelo, temos:

  • 48 mm para 45º
  • 65 mm para 90º

E, caso você queira conferir um review completo sobre este modelo, então é só dar play no vídeo abaixo:

A serra tico-tico

Serra tico-tico

Acima nós te apresentamos a serra circular, então que tal agora passarmos para a serra tico-tico?

Basicamente falando a função da serra tico-tico é o foco total nos detalhes e acabamentos. Ou seja, quando você necessita de um maior grau de detalhamento em suas peças, principalmente no caso de artesanatos, esta serra se mostra bastante útil e necessária. Além disso, ela também exige um menor esforço por parte do operador. Entretanto, o lado ruim aqui é que a serra tico-tico não é aconselhada para madeiras muito resistentes, pois ela pode se deformar ou até mesmo vir a se quebrar.

Com a serra tico-tico você pode realizar cortes em linhas retas, mas também em linhas inclinadas, perpendiculares e em até 45º. E, apesar da madeira ser o material mais comum para esta serra, ela também funciona igualmente bem para plásticos, chapas de aço, alumínio, azulejos cerâmicos, pisos, e diversos outros materiais similares.

Então vamos agora dar uma conferida no melhor modelo para serra tico-tico.

Serra Tico-Tico Bosch GTS 150

A Bosch GTS 150 é um modelo para uso profissional, focado em grandes trabalhos.

Ela apresenta uma potência de 780W, bem como uma velocidade que varia de 500 GPM a 3.100 GPM. Com este modelo você consegue um rendimento excelente em vigas muito espessas, alumínio, madeira e até mesmo metal. Possui ainda uma base de alumínio para aguentar as condições pesadas de trabalho, um sistema SDS para trocar a lâmina com rapidez e auxiliar na precisão do corte. Suas opções de avanço pendular ainda lhe permitem realizar cortes suaves e agressivos.

Além disso, este modelo promete uma capacidade de sobrecarga com uma eficiência de até 75% superior aos concorrentes, onde a velocidade pode se manter mesmo durante situações de sobrecarga. Juntamente a este modelo você adquire uma guarda de proteção, uma lâmina de serra, uma sapata plástica, uma maletinha para transporte e também um kit para extração de pó.

E se você quiser conferir um pouquinho mais sobre este modelo, então é só dar play no vídeo abaixo:

Comparativo entre a serra tico-tico e a serra circular!

Acima nós lhe apresentamos um breve resumo sobre a serra tico-tico e a serra circular, bem como destacamos o modelo top de linha de cada uma delas, então que tal agora realizarmos um comparativo entre ambas?

Serra CircularSerra tico-tico
PotênciaA partir de 1.000 WA partir de 400 W
Tipo de corteCortes feitos em linhas retasCortes feitos com mais detalhes e acabamentos
Instrumento de corteUm disco para corte que apresenta movimento circularSua lâmina de corte apresenta movimentos de vai e vem, focados em detalhes, curvas e reentrâncias
Essa serra é ideal paraSer utilizada na marcenaria e carpintaria, bem como para madeiras mais espessasTrabalhos artesanais, bem como para materiais que seja mais delicados, tais como em chapas de compensado
Quanto ao seu uso em madeiraUtilizada para cortar madeira mais grossaUtilizada para o corte das chapas de compensado
ValorSeu valor mínimo costuma ficar na média de R$ 250,00Seu valor mínimo costuma ficar na média de R$ 100,00

Mas qual das duas é a melhor?

Após termos lhe apresentado os melhores modelos de ambas as serras, e termos realizado um pequeno comparativo entre elas, é hora de responder a pergunta: serra tico-tico ou serra circular, qual é a melhor? Pois é aí que está a pegadinha nessa pergunta, pois não tem uma melhor do que a outra!

Se você chegou até aqui então certamente já entendeu que cada serra possui uma função diferente, não é mesmo? Ou seja, não tem como dizermos qual a melhor, sendo que o que uma faz a outra não faz, e vice-versa. Aqui depende exclusivamente de quais são suas necessidades, para só então você ir atrás de qual a melhor serra, dentro da categoria de circular ou tico-tico, é a melhor para você.

E, para te ajudar a entender melhor ainda a diferença entre ambas, confere só o vídeo abaixo:

E então, qual das duas serras é a melhor para você? Tico-tico ou Circular? E mais importante, qual modelo você optou por escolher?

Conta tudo isso pra gente nos comentários abaixo!