Para Que Serve um Soprador Térmico?

Você provavelmente já ouviu falar em algum lugar antes sobre o soprador térmico, mas você sabe dizer para que ele serve? Quais são os trabalhos em que você pode utilizá-lo, e mais importante ainda, se você realmente precisa de um?

Pois aqui neste artigo nós iremos te explicar tudo isso, para que serve um soprador térmico, suas utilidades, se você deve adquirir um e muito mais. O nosso objetivo é que você saia daqui entendendo claramente tudo sobre o soprador térmico!

Então, se você quer entender de uma vez por todas para que um soprador térmico serve, é só continuar com a gente!

Como funciona um soprador térmico?

Para que serve um soprador térmico?

Basicamente falando, o soprador térmico tem como função liberar ar quente. Sim, você provavelmente deve estar se perguntando por que alguém iria querer expelir ar quente, ainda mais nesse calor todo, não é mesmo? Pois há inúmeras situações em que esse “jato de ar quente” é necessário, mas antes vamos entender melhor como o soprador térmico funciona, antes de passarmos para que ele serve.

Pela foto acima, e principalmente após descrevermos sua função, você já deve tê-lo relacionado a um secador de cabelos. Entretanto, a temperatura atingida pelo soprador alcança valores totalmente superiores, indo de 300º até 500º Celsius, temperatura esta que ainda pode ser regulada. Não apenas a temperatura, mas a velocidade também pode ser regulada, velocidade esta que é dada em litros por minuto.

Devido a isto, o soprador térmico também é bastante conhecido por outro nome: pistola de ar quente.

Qual a diferença de um soprador térmico para um secador?

Acima nós levantamos o fato de que o soprador térmico é bastante similar a um secador de cabelos, tanto seu formato como sua função de expelir ar quente. Assim sendo, é comum que surjam dúvidas do tipo: posso usar o soprador térmico como secador de cabelos? E a resposta é um categórico NÃO!

Isso pois, enquanto o secador de cabelos funciona na faixa de 70º a 80º Celsius, o soprador térmico fica com uma média de singelos 300º a 500º Celsius. Ou seja, não é muito difícil aqui para você chegar a conclusão de que, caso use o soprador térmico na cabeça, acidentes graves irão ocorrer.

Então, se você estiver pensando em utilizar o soprador térmico como secador de cabelos, apenas esqueça e tire essa ideia da cabeça!

Tudo o que eu posso fazer com um soprador térmico!

Para que serve um soprador térmico

Certo, então agora você já sabe que o soprador térmico não deve ser usado como secador de cabelos, mas então para que ele serve? O que você pode fazer com um soprador térmico em mãos?

Vamos agora então efetivamente focar em para que o soprador térmico serve, destacando abaixo as principais funções em que você possa utilizá-lo, confere só!

  • Caso você esteja no setor eletroeletrônico, então aqui o soprador térmico serve para as aplicações de termo retrátil, bem como para a remoção de peças eletrônicas soldadas circuitos integrados, e também para a manutenção de equipamentos;
  • Já para o artesanato, o soprador térmico serve para moldagem, vulcanização e soldagem de lonas plásticas. Ele também pode ser utilizado para moldar canos de PVC, bem como para pré-aquecer peças metálicas;
  • Com ele você também poderá remover tinta e cola de móveis, janelas, portas, bem como o inverso, ou seja, realizar a secagem de pinturas automotivas, e também a aplicação de insulfilm;
  • Você também pode realizar a remoção e a colagem de adesivos;
  • Descongelar canos, tubulações e máquinas;
  • Derreter estanho para soldas de superfícies;
  • Desamassar para-choques de carros;
  • Além de diversas outras aplicações similares que você pode empregar a seu soprador térmico.

Acima nós destacamos bem para ser serve um soprador térmico, mas mantenha ainda em mente que você pode utilizá-lo para diversas outras funções, tudo dependendo de suas necessidades. A gama de possibilidades é enorme!

Bocais diferentes para diferentes uso

O bocal de um soprador térmico serve para delimitar sua função, ou seja, diferentes bocais significam diferentes usos. A maioria dos modelos que você adquire contam com 2 a 4 bocais diferentes, em um total de 5 bocais diferentes, o que significa que você terá de adquirir os bocais restantes a parte.

Para te ajuda a entender melhor para que cada bocal de um soprador térmico serve, nós os separamos abaixo, confere só:

  • Redondo: O bocal redondo serve para descolar e colar materiais, bem como para secar verniz e tinta, vedar embalagens e descolar canos;
  • Garra: Com este bocal você consegue modelar objetos, e também soltar porcas e parafusos que estejam emperrados;
  • Chato: O bocal chato lhe ajuda a aplicar insulfilm, materiais adesivos, bem como à envelopar e plastificar objetos;
  • Soldador: Serve para remover a solda nos mais diversos plásticos;
  • Espátula: Com ele você consegue retirar tinta e verniz, bem como remover carpetes e pisos.

Com isso você já consegue ter uma ideia de para que cada bocal do soprador térmico serve, assim você pode ir atrás do bocal específico para o serviço que você deseja realizar.

Cuidados a se tomar

O soprador térmico é uma ferramenta que deve ser manuseada apenas por profissionais capacitados, pois seu uso pode ocasionar acidentes graves. Assim sendo, para lhe ajudar a mitigar estes acidentes e a usar seu soprador térmico da melhor maneira possível, confere só as dicas que trouxemos visando a segurança.

Nunca utilize seu soprador térmico perto de líquidos inflamáveis, e nem em locais que possam conter explosivos, isto é algo que você deve evitar a todo custo. Isso pois a temperatura elevada do soprador pode ocasionar acidentes ou até mesmo explosões.  Não o utilize também com umidade e nem em locais que possuam uma alta concentração de água. Ou seja, sempre antes de utilizá-lo certifique-se de que o ambiente seja seguro.

Nunca encoste no tubo metálico enquanto estiver usando seu soprador térmico, lembre-se sempre que seu soprador alcança temperaturas muito elevadas, então tocar no tubo metálico pode trazer queimaduras gravíssimas. Caso necessite encostar ali, o ideal então é esperar por cerca de 20 minutos para que seu soprador esfrie. Não tente apressar seu esfriamento, e nem tenha pressa, tenha em mente que é sua segurança que está em pauta aqui.

E por falar em segurança, certifique-se sempre de utilizar todos os equipamentos de segurança necessários. Óculos e luvas de proteção são equipamentos essenciais, mas também é sempre bom deixar um extintor de incêndios por perto, só para o caso de você precisar dele.

E claro, sempre deixe as entradas de ar bem limpas e livres de interrupções, verifique-as sempre antes de começar os trabalhos. Deixe tudo bem limpo tanto antes quanto depois de realizar os serviços, assim você garante que as entradas estejam sempre livres e que não ocorram acidentes quando você estiver utilizando seu soprador térmico.

Agora que você já sabe para que serve um soprador térmico, você realmente precisa de um?

Acima nós te apresentamos um pequeno informativo destacando para que serve um soprador térmico, todas as suas empregabilidades, bocais e dicas de segurança. Assim sendo, apenas você mesmo pode dizer se você realmente precisa de um soprador térmico.

Você necessita desempenhar alguma das funções que destacamos acima? Se sim, então um soprador térmico pode muito bem lhe ajudar, do contrário, não há necessidade você se preocupar com um por agora. Mas lembre-se sempre de que um soprador térmico nunca deve ser utilizado como um secador de cabelos!

[faq]