Tipos De Lixa Para Madeira

Todos sabemos que para trabalhar com madeira é necessário ter a melhor lixadeira possível, mas e quanto a lixa? Você conhece todos os tipos de lixa para madeira que existem? Todas as suas aplicações?

Pois aqui neste artigo o nosso foco é justamente esse, te mostrar todos os tipos de lixa para madeira que você encontra no mercado, e em qual situação cada um deles é mais aconselhável para se usar!

Então, se você está com dúvidas sobre qual será a lixa ideal para o serviço que você vá fazer, nós te ajudamos!

Para que serve uma lixa?

A lixa é uma ferramenta bastante utilizada por diversos profissionais, sendo bem diferente da lixa de unha, mas nem tanto assim.

As lixas que estamos falando aqui são papéis com “grãos de areia” colados em um lado, e no momento em que você esfrega essa parte em um determinado material, os “grãos de areia” fazem com que o material se desgaste, fazendo com que isso o material fique mais lisinho.

Ou seja, o objetivo de uma lixa é polir os mais diversos tipos de materiais que tenham uma superfície abrasiva, como por exemplo em metais e e madeira. Ou seja, sua função não é muito diferente de uma lixa de unha, que também tem a função de “polir” as unhas para deixá-las com a aparência desejada.

Porém não basta adquirir uma lixa qualquer, e começar a esfregar o material esperando por resultados. É importante ter em mente que há vários tipos de lixa no mercado, sendo cada uma delas específica para determinado material, como para madeira, alvenaria, ferros, etc. É importante adquirir o tipo certo dependendo da aplicabilidade e do material com que você for trabalhar!

Uma boa maneira de começar a escolher pela lixa certa é observando sua numeração!

A numeração das lixas

Tipos de lixa para madeira

Você já reparou naqueles números que vêm nas lixas? Tem alguma ideia de para que eles servem?

Acima nós falamos que as lixas são “grãos de areia” colados em um lado de um papel.  A numeração das lixas está diretamente relacionado a quantidade de “grãos de areia” que essa lixa possui. Ou seja, quanto maior for seu número, maior será a quantidade de “grãos” e mais delicado será seu lixamento.

A numeração de uma lixa varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina), sendo que quanto menor for este valor, mais grossa será a lixa, e vice-versa. E sim, a numeração da lixa está relacionado ao tipo de material em que ela pode ser utilizada, como madeira, alvenaria, ferros, etc.

Antes de passarmos para os principais tipos de lixa para madeira e demais materiais, aqui vai uma pequena dica para você:

Se você precisar trocar de lixa bem no meio de um projeto, então mude para uma 50% mais fina do que a que você estava utilizando, e utilize também uma lixa ideal para o material em que você está trabalhando. Isso poderá lhe ajudar e deixar seu trabalho mais fácil de ser feito!

Os tipos de lixa para madeira e demais materiais

A ideia deste artigo é indicar os tipos de lixa para madeira, mas abaixo nós separamos não apenas madeira, mas para diversos outros materiais. Então confere só!

Os tipos de lixa para madeira

Como este é o nosso foco, vamos começar então pelos tipos de lixa ideais para madeira.

Abaixo nós separamos os tipos de lixa de acordo com sua numeração e sua aplicabilidade, confira então  no que você pode usar as lixas de:

  • 100 a 220 → Essa lixa é indicada para novas pinturas ou para um envernizamento novo, bem como para remover contaminantes e farpas;
  • 320 a 360 → Também indicada para novas pinturas, bem como para lixar massa a óleo e fundo nivelador, com o intuito de uniformizar a superfície;
  • 320 a 400 → Para novas pinturas ou para repinturas. Com esta lixa você pode lixar entre demãos de um acabamento com esmalte sintético, buscando por um acabamento mais fino;
  • 320 a 500 → Indicada para um envernizamento novo ou em repinturas, com ela você pode lixar entre demãos para melhorar a ancoragem, remover farpas e conseguir um acabamento mais fino.

Esse tipo de lixa é usada seca, em madeiras com densidades variadas, melhorando o acabamento antes da madeira receber a pintura. É importante aqui que na hora de lixar a madeira você faça isso no sentido dos veios, de modo que não tenha ranhuras.

Os tipos de lixa para alvenaria

Em seguida nós vamos focar nas lixas para alvenaria, fazendo o mesmo esquema de numeração que nós fizemos acima. Então confira abaixo no que você poderá usar as lixas de:

  • 80 a 150 → Usada em novas pinturas, bem como para a remoção de partículas contaminantes e desagregadas;
  • 180 a 220 → Também utilizada para novas pinturas, com ela você pode lixar massa corrida, nivelando e uniformizando a superfície afim de se conseguir um acabamento mais fino;
  • 220 → Usada em novas pinturas, com ela você pode lixar, nivelar e uniformizar superfícies de gesso;
  • 220 a 240 → Para novas pinturas e para repintura, este tipo de lixa lhe ajuda a lixar entre as demãos de um acabamento com látex fosco, afim de se conseguir um acabamento mais fino;
  • 240 a 320 → Também usada para novas pinturas e para repintura. Com esta lixa você consegue lixar entre as demãos de um acabamento com látex semi-brilho e acetinado, buscando um acabamento mais fino, bem como nos casos de repintura buscando uma ancoragem melhor;
  • 320 a 400 → Também funciona igualmente bem em pinturas e repinturas. Com ela você poderá lixar entre as demãos de um acabamento que tenha esmalte sintético, afim de buscar um acabamento mais fino, e para os casos de repintura você pode melhorar a ancoragem, em especial sobre tintas com brilho.

A lixa para alvenaria é usada para nivelar superfícies e realizar acabamentos, sendo indispensável durante a retirada de tintas. Sua parte posterior costuma ser feita de tecido, pois assim ela apresenta uma resistência mais elevada.

Os tipos de lixa para materiais ferrosos

E por fim, após já termos definido os tipos de lixa para madeira e alvenaria, vamos agora definir para os materiais ferrosos. Confira no que você poderá usar as lixas de:

  • 150 a 220 → Elas são usadas em novas pinturas, bem como para lhe ajudar a preparar materiais ferrosos antes de você aplicar o fundo, ou o primer imobiliário. Com essa lixa você consegue remover a ferrugem de um material ferroso;
  • 320 a 360 → Usada para novas pinturas, bem como para prepara superfícies com um acabamento fundo. Com ela você também pode lixar entre demãos que tenham um acabamento do tipo esmalte sintético, para deixá-lo como um acabamento fino;
  • 360 a 400 → Utilizada para novas pinturas e repintura, bem como para preparar superfícies de alumínio, chapas zincadas e aço galvanizado. Com ela você poderá lixar superfícies de alumínio, chapas zincadas e aço galvanizado.

Uma lixa para ferro tem como objetivo nivelar superfícies e realizar acabamentos, sendo indispensável para a retirada de tinta em superfícies de ferro. Sua parte posterior é feita em tecido, pois assim ela apresenta uma resistência mais elevada.

A lixa d’água

Temos ainda um último tipo de lixa, a lixa d’água, que talvez você já tenha ouvido falar a respeito.

Essa lixa é usada molhada, seja com água, gasolina ou querosene. Ela é usada em acabamentos finos, tais como gesso, massa corrida e resinas. Seu objetivo aqui é remover restos de objetos, bem como limpar quaisquer impurezas neste processo. É importante que você sempre as lave após utilizá-las e as coloque para secar, isso fará com que sua vida útil seja aumentada.

A numeração para este tipo de lixa é vasta, variando de 80 até 2.000.

Uma tabela para você usar como referência

Acima nós lhe mostramos os tipos de lixa para madeira, alvenaria e ferro, bem como para suas aplicações, então agora vamos lhe ajudar com uma tabelinha que você poderá utilizar sempre como referência:

Lixamento manualLixadeira portátilLixadeira angularLixamento orbital
Vernizes/Tintas/Primers80 a 1.50016 a 18060 a 1.500
Madeira resinada e dura36 a 32036 a 15040 a 80
Madeira Mole60 a 22036 a 15040 a 80
Aço36 a 32060 a 18016 a 18040 a 80
Aço inoxidável36 a 32060 a 15024 a 18040 a 80
Não ferroso36 a 32060 a 18024 a 18040 a 80
Ferro fundido36 a 32060 a 18024 a 18040 a 80
Plástico36 a 32060 a 18024 a 18040 a 80
Pedra, mármore e assoalho16 a 18016 a 180

Já salva essa tabela nos favoritos para te ajudar sempre!

Agora você já sabe quais são os tipos de lixa para madeira, e muito mais!

Acima nós lhe informamos os principais tipos de lixa para madeira, para ferro e para alvenaria, bem como suas principais aplicações, ou seja, com isso nós esperamos que agora não lhe reste mais dúvidas. Que você possa sair daqui pronto para selecionar a lixa certa para o trabalho que você irá desempenhar e não ter mais problemas com isso!

Mas é claro, caso tenham sobrado dúvidas, é só perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!