Tipos De Máquinas De Solda

Se você busca pela melhor máquina de solda do mercado, então antes é necessário conhecer os principais tipos de máquinas!

E você nem precisa se preocupar com isso, pois nosso objetivo aqui é justamente te mostrar os principais tipos de máquinas de solda do mercado!

Ou seja, após conferir este artigo você sairá daqui sabendo a utilidade de cada tipo de máquina, e qual é a melhor para suas necessidades.

Então, se você quer conhecer mais sobre os tipos de máquinas de solda, é só continuar por aqui com a gente!

Para que serve uma máquina de solda?

Antes de começarmos falando sobre os tipos de máquinas de solda, você sabe dizer para que elas servem?

A principal função de uma máquina de solda é gerar calor o suficiente para ser capaz de unir dois metais. Ou seja, os metais serão soldados para que formem um só. Os tipos existentes de máquinas de solda acabam variando um pouquinho o método como esse processo é feito, mas, no final das contas, o resultado e o objetivo acaba sendo o mesmo: unir dois metais!

“Mas se a ideia é só unir metais, então por quê há tantos tipos diferentes de máquinas de solda?”

Essa é uma boa pergunta, e na verdade o que realmente muda entre os modelos são fatores como preço, experiência do operador, gasto de energia, e o tipo de trabalho que você irá desempenhar.

Ou seja, é importante antes de mais nada saber o tipo de trabalho a ser feito, para então comprar a melhor máquina de solda para ele!

Os principais tipos de máquinas de solda!

Tipos de máquinas de solda

A seguir nós separamos os principais tipos de máquinas de solda que existem, de modo que você possa conhecê-las melhor e identificar qual delas é aquela que você realmente precisa. Então confere só!

1 – A máquina de solda com eletrodos

A nossa primeira máquina de solda aqui é a com eletrodos, sendo ela a mais barata e mais versátil dentre todas as demais. Além disso se você precisar sempre se deslocar, e levar consigo sua máquina de solda, essa é perfeita!

Essa máquina funciona em dois diferentes tipos, sendo eles:

Transformadoras

Esta é a máquina de solda mais barata que você encontrará, porém é importante ter em mente que ela não funciona para todo tipo de eletrodo.

Além disso, ela também possui um maior tamanho, o que faz com que não seja muito bom transportá-la para todos os lugares. Ela é mais utilizada em indústrias metalúrgicas, bem como em oficinas.

Inversoras

Em seguida nós temos as inversoras, as quais são mais compactas e modernas do que as transformadoras, ou seja, essa sim é a ideal para que você possa levar consigo para todos os lugares, e até mesmo para usá-la em locais menores e com acesso dificultado.

Já com relação a sua tecnologia mais avançada, a máquina de solda inversora é capaz de ajustar o número de eletrodos automaticamente, de modo que a potência não se perca. Isso é importante, pois ajuda bastante a facilitar o trabalho com os mais variados materiais. É possível utilizá-la tanto para trabalhos leves quanto para pesados!

Este modelo também consome menos energia do que as transformadoras, o que a faz ser bem mais econômica.

2 – Máquinas de solda MIG e MAG

Dentre todos os tipos de máquinas de solda que existem, talvez a MIG e a MAG sejam as mais conhecidas, até mesmo por quem não é da área.

As duas são semiautomáticas, o que as torna bem fáceis de serem usadas. Isso faz com que até mesmo operadores com pouca experiência consigam uma soldagem produtiva e com qualidade.

Especificamente na soldagem MIG, ela usa um gás metálico inerte, sendo que sua alimentação se dá através do carretel de um fio metálico. Ela é ideal para quando você precisa realizar soldagens em alta escala, e claro, ela também é perfeita para soldar peças de estruturas e objetos metálicos no geral!

A soldagem MAG se assemelha bastante a MIG, porém a grande diferença se dá no gás que é usado, pois, no final das contas, o processo é o mesmo. Os gases utilizados em uma soldagem MAG variam entre argônio, dióxido de carbono e oxigênio. Opte por esse tipo de soldagem caso você deseje unir metais ferrosos, como por exemplo o carbono, ferro, aço e similares.

Então esta é a principal diferença que você deve ter em mente:

  • Soldagem MIG → Ideal para metais não ferrosos;
  • Soldagem MAG → Ideal para metais ferrosos.

3 – Máquinas de solda TIG

Dando prosseguimento aos tipos de máquinas de solda, nós temos de falar sobre a máquina de solda TIG!

Esse máquina já não é aconselhável pra operadores iniciantes, pois ela requer um nível maior de habilidade e manuseio, de modo a se conseguir um acabamento  de qualidade elevada.

E o fato dela precisar de operadores experientes é no que ela é usada: materiais com espessuras inferiores a 1 mm! Seja para reparos ou manutenções, o fato é que, por se tratar de materiais tão delicados, é importante que o operador tenha experiência e saiba o que está fazendo, para não ocorrer erros. Ela também é bastante usada para trabalhos artesanais.

Gastar menos energia, e ser leve, são algumas das vantagens da máquina de solda TIG.

4 – Máquinas de solda com eletrodo revestido

Precisa realizar soldagem em aço? Pois então dentre todos os tipos de máquinas de solda, a com eletrodo revestido é a mais indicada para este trabalho!

Essa máquina é portátil, sendo possível transportá-la para todos os lugares com certa facilidade, e o melhor de tudo é que ela apresenta um valor bem acessível!

Ela pode ser usada para construir, bem como para reparar, objetos e estruturas.

5 – Máquinas de solda multiprocessos

E por fim, mas não por menos, nós temos a máquina de solda multiprocessos.

Nós a deixamos por último nessa lista pois ela é como o “coringa” dentre os tipos de máquinas de solda. Ou seja, ela serve para todos os tipos de trabalhos que nós citamos acima nas demais máquinas de solda.

Sua vantagem é justamente poder concentrar todas as funções dos tipos de máquinas de solda em uma só, fazendo com que ela seja bastante escolhida por profissionais do ramo!

Principais considerações ao se escolher uma máquina da solda!

Uma vez que você agora já tenha uma boa noção de quais são os principias tipos de máquinas de solda que existem, é importante ter em mente tudo o que você precisa levar em consideração na hora de escolher a sua!

A seguir nós separamos alguns fatores que vale a pena serem considerados na hora de fazer sua escolha!

1 – Qual o tipo de soldagem?

Antes de mais nada, o mais importante aqui é que você tenha em mente o tipo de soldagem a ser utilizada.

Nisso nós estamos nos referindo ao tipo de máquina de solda ideal, dentre as que citamos acima, e que poderão realmente ajudar em seu objetivo. Soldagem MIG/MAG, Soldagem TIG, ou Soldagem com eletrodos (o qual pode ser transformadoras ou inversoras)? Tenha em mente qual destes é o melhor para você!

Tá, mas como você pode saber qual desses tipos de máquinas de solda é aquele que você realmente precisa? Isso nos leva ao próximo fator a ser considerado!

2 – O que você quer soldar?

É importante você já ter claro em mente o que você quer soldar, ou seja, no que você irá usar sua máquina de solda.

Esse é o primeiro passo para que você consiga escolher uma máquina de solda específica para seus objetivos. Você pode querer soldar tanto objetos, como por exemplo portões, janelas, escadas, corrimãos e portas, como também estruturas, como telhados, chapas, parapeitos e perfis.

Tenha sempre em mente o que você irá soldar, para então passarmos para a próxima coisa a ser considerada:

3 – Do que é feito?

Certo, então você já tem bem claro em mente no que você irá usar sua máquina de solda, mas do que este objeto, ou estrutura, é feito?

Ter em mente a liga metálica que compõem tal objeto é importante, pois como você pôde ver acima, dependendo se é um metal ferroso ou não ferroso, faz diferença na hora de escolher entre uma máquina de solda MIG ou MAG. E acredite, tal diferença não é algo que possa ser simplesmente descartada, você deve sim levá-la em consideração!

Então a dica aqui é simples, saiba do que o objeto, ou a estrutura, que você deseja soldar é feita!

4 – Saiba também sua espessura!

E uma vez que você saiba do que ela é feita, é importante também saber qual é sua espessura!

Nós citamos acima que a máquina de solda TIG é a mais aconselhável para profissionais experientes, justamente por ser utilizada em objetos cuja espessura é inferior a 1 mm. Ou seja, utilizar qualquer outra máquina de solda nessa espessura não resultará em um bom trabalho.

É importante também saber a espessura do objeto a ser soldado, para que assim você encontre a máquina de solda mais aconselhável para ele!

5 – E claro, sempre confira a tensão!

Independente da máquina de solda que você for escolher, é importante sempre ficar atento para a tensão correta.

O normal é encontrar máquinas de solda nas tensões de 110 V, 220 V, 380 V, 440 V ou então bivolts. Não há uma tensão melhor que a outra aqui, sendo que o necessário é verificar antes qual a tensão de sua casa, sua oficina ou do local onde você planeja utilizar sua máquina de solda.

Tenha em mente que utilizar uma tensão errada pode danificar sua máquina de solda e até mesmo ocasionar em acidentes!

Agora você já sabe quais são os principais tipos de máquinas de solda!

Acima nós lhe informamos sobre todos os principais tipos de máquinas de solda que existem, além disso nós também lhe mostramos os principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolhê-las. Assim sendo, agora que você já possui um bom conhecimento sobre este tema, será capaz de escolher a máquina de solda ideal para você, e começar de uma vez por todas a soldar tudo aquilo que você precisa!

Restaram dúvidas sobre as máquinas de solda? Pois então é só perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!