Qual a Melhor Serra Tico-Tico?

Sim, você está querendo saber qual a melhor serra tico-tico coreto?

Não queremos tomar seu tempo, antes de seguir o conteúdo completo e uma análise detalhada de alguns modelos de tico-tico, nós criamos uma tabela resumo com as principais características de cada modelo.

Veja abaixo!

Qual a melhor serra tico-tico?

Para ajudar a responder essa pergunta nós trazemos diversos excelentes modelos abaixo, de modo que você possa definir qual a melhor serra tico-tico para você, confere só!

Serra Tico Tico Black+Decker 420W – O Modelo Mais Barato!

Pros
  • Modelo barato
  • Empunhadura emborrachada
  • Sistema com mecanismo para contrapeso
  • Apresenta um baixo nível de vibrações
  • Possui trava para sistema de uso contínuo
  • Lamina visível para um corte mais preciso, possui também um sistema de sopro de modo a manter a área de corte sempre limpa
  • Acompanha uma lâmina
Contras
  • Encontramos reclamações com relação a qualidade do corte, bem como ao fato dela acabar deslizando um pouco na hora do corte

Que tal começarmos aqui pela serra tico-tico mais barata? Pois é exatamente deste modelo que estamos falando!

Este modelo apresenta uma potência de 420 W, além de uma velocidade de 3.000 GPM, sendo possível realizar cortes em ângulos de 0 – 45º. E, por falar nos cortes, este modelo é ideal para moveis, portas, janelas, prateleiras, artesanatos, e até mesmo para cortes circulares.

Além disso, este modelo também oferece uma empunhadura emborrachada, um mecanismo de contrapeso e um baixo nível de vibrações, tudo pensando na ergonomia do utilizador. Conta também com um sistema de sopro de modo que a área de corte seja mantida sempre limpa, um gatilho de dois dedos, um sistema lock-on para trava de uso contínuo, uma fácil troca de lâminas visíveis para um corte mais preciso.

Serra Tico-Tico Wesco – O Melhor Custo-Benefício!

Pros
  • Modelo com excelente custo-benefício
  • Potência de 850 W
  • Possui velocidade variável
  • Ação pendular de 4 posições para a troca de lâminas sem o uso de chave
  • Áreas emborrachadas para uma melhor ergonomia
  • Conta ainda com uma chave hexagonal, uma lâmina para metal e duas para madeira, um guia para cortes paralelos e um tubo coletor para o aspirador de pó
Contras
  • As serras que acompanham o equipamento não são muito boas
  • Também encontramos reclamações com relação ao seu mau funcionamento nas velocidades 1 e 2

Em busco da serra tico-tico com o melhor custo-benefício do mercado? Pois então você acabou de encontrar!

Com uma potência de incríveis 850 W e uma velocidade máxima de 3.000 GPM, este modelo realmente apresenta um excelente trabalho a um baixo custo. Este modelo ainda conta com uma ação pendular de 4 posições para troca de lâminas sem chave, bem como uma velocidade variável, lhe fornecendo toda a força de que você precisa para poder cortar desde metais, madeira maciça até plástico.

Além disso, suas funções especiais ajudam na hora da limpeza do local, bem como lhe permitem uma melhor visualização da linha de corte em locais que sejam menos iluminados. Este modelo conta com uma chave hexagonal, um guia para cortes paralelos, uma lâmina para metal e duas para madeiras, e um tubo conector para aspirador de pó.

Serra Tico-Tico DW300BR – Modelo Ideal Para Artesanato!

Pros
  • Modelo bom para artesanato
  • Possui 7 diferentes tipos de velocidade
  • Engate rápido para o encaixe de todos os tipos de lâmina
  • Possibilidade de ajuste para ângulos de 15º, 30º e 45º
  • Mecaniso de contrapeso para reduzir a vibração
  • Luz de marcação em led
  • Conta com um soprador de pó integrado
Contras
  • Não acompanha maleta e nenhum tipo de extras, com exceção de uma única lâmina para madeira

Quer aquele modelo de serra tico-tico para lhe ajudar no artesanato? Pois então você deve dar uma olhada neste!

Este modelo possui uma potência de 500 W, 7 diferentes modos de velocidade variando de 0 – 3.200 GPM e um engate rápido para o encaixe de quaisquer tipos de lâminas. Com ele você consegue realizar ajustes rápidos com paradas nos ângulos de 15º, 30º e 45º em ambos os lados.

Além disso, ele também conta com um soprador de pó integrado, um mecanismo de contrapeso que ajuda a reduzir a vibração, luz de marcação em led. Sua capacidade de corte em madeira é de 130 mm, enquanto no metal é de 10 mm, isto tudo faz com que este modelo seja particularmente bom para utilizá-lo em artesanatos!

Serra Tico Tico Bosch GST 150 – O Modelo Para Uso Profissional!

Pros
  • Modelo Ideal Para Uso Profissional
  • Velocidade variável
  • Placa base resistente e robusta para as mais exigentes utilizações
  • Garante reserva de potência para o corte mesmo dos materiais mais espessos
  • Capacidade de sobrecarga 75% superior ao seu principal concorrente
  • Possui função aspirador de pó, onde o pó é aspirado diretamente para o saco recolhedor
  • Sistema SDS Bosch para maior rapidez na troca de lâminas e na precisão do corte
  • Acompanha uma lâmina de serra, um kit para extração de pó, uma sapata plástica, uma guarda de proteção e uma maleta para transporte
Contras
  • Valor elevado

E por último, temos aqui um modelo de serra tico-tico destinada ao uso profissional!

Com uma potência de 780 W, e uma velocidade variável indo de 500 – 3.100 GPM, este modelo lhe garante um ótimo rendimento mesmo que você a use em vigas muito espessas, madeira, alumínio, ou metal. Sua base é feita de alumínio, de modo a aguentar todas as condições de trabalho, o novo sistema SDS permite uma maior rapidez na troca de lâmina e na precisão de corte. As quatro opções de avanço pendular permitem realizar tanto cortes suaves quanto mais agressivos.

Além disso, este modelo ainda apresenta uma capacidade de sobrecarga 75% mais eficiente do que seu principal concorrente, o que ajuda a manter a velocidade mesmo em situações se sobrecarga. Este modelo acompanha uma lâmina de serra, uma guarda de proteção, uma sapata plástica, uma maleta para transporte e um kit para extração de pó.

Para que serve uma serra tico-tico?

Acima nós te mostramos alguns excelentes modelos de serra tico-tico, mas você sabe exatamente o que é esta serra? A serra tico-tico nada mais é do que uma ferramenta de corte, ou seja, ele efetua cortes em determinados materiais, porém a diferença aqui é como os cortes são realizados.

A parte que efetivamente realiza os cortes consiste em lâminas de serra de metal. A lâmina fica em uma parte da serra e a empunhadura na parte oposta, de modo que você possa movimentá-la de modo a realizar cortes em praticamente quaisquer formatos. Com a serra tico-tico você consegue realizar vários tipos de cortes, em especial aqueles que necessitam de uma maior liberdade nas curvas e em trabalhos mais delicados. Não atoa este tipo de serra é essencial para trabalhos de artesanato e marcenaria.

Serra tico-tico, serra circular ou serra sabre?

Acima nós te apresentamos a serra tico-tico, entretanto, ainda há dois outros tipos de serra que você deve conhecer: a circular e a sabre. Mas como saber qual delas é a mais aconselhável para o tipo de trabalho que você deseja realizar? Para tal, vamos analisar rapidamente cada uma das serras abaixo, confere só!

A começar pela serra tico-tico, ela é o modelo ideal para realizar cortes com detalhes, além disso ela não apresenta muita sujeira em sua utilização, além de exigir menos força por parte do operador. Entretanto, é bom ter em mente que ela não é a serra mais aconselhável para madeiras que sejam muito duras, isso pois sua lâmina é mais delicada, e pode vir a se deformar ou até mesmo a se quebrar.

Passando agora para a serra circular, se você tem pela frente um trabalho que lhe exigira apenas linhas retas, então ela é a mais aconselhável. Sua vantagem para com a serra tico-tico se dá pelo fato de que ela pode ser utilizada até nas madeiras mais duras, como no caso de telhados de casas. Entretanto, ela não possui o mesmo nível de detalhamento de uma serra tico-tico, além também de ser mais cara.

E quanto a serra sabre? Bom, a grande diferença da serra sabre para com a tico-tico se dá pela posição de sua lâmina, que neste caso fica na parte frontal, e não na inferior. E quanto ao seu uso, ela é mais aconselhável para quando seu foco é na velocidade, e não na precisão ou nos acabamentos detalhados,.

Agora que você já conhece o básico de todas os tipos de serra, qual delas é a que você mais necessita para seu trabalho?

Leitura complementar: Serra Tico-Tico ou Serra Circular, Qual A Melhor?

Dicas na hora de utilizar a serra tico-tico

Comprou sua serra tico-tico e está pronto para utilizá-la? Então fica ligado nos cuidados que você deve ter durante a utilização para evitar problemas!

A primeira coisa que você deve sempre se atentar, é para quanto os equipamentos de proteção! Óculos de proteção para lhe proteger de possíveis lascas, fones/protetores auriculares para o ruído da serra, luvas de proteção para quaisquer tipos de deslizes e máscaras com código de classificação FFP2 ou FFP3 para proteger contra poeiras e resíduos. Todos estes são equipamentos de proteção simples, mas que podem fazer toda a diferença quando você mais precisar deles.

Uma vez que você já esteja devidamente preparado, então é chegada a hora de utilizar sua serra tico-tico. A primeira coisa que você deve fazer é desenhar a linha de corte no material que você deseja cortar, certifique-se também de que o material esteja devidamente apoiado  e protegido.

Feito isso, apoiei a parte frontal da serra no material que você deseja recortar. Ligue agora a serra, e lentamente aproxime a lâmina até a marcação que você realizou de onde você deseja recortar o material. Deseja fazer um corte interno? Então antes você precisa fazer um furo no material, e então inserir a lâmina neste furo para posteriormente seguir o mesmo procedimento que acabamos de relatar.

E depois? Bom, após realizar todo o processo lembre-se sempre de limpar adequadamente a sua serra tico-tico. A manutenção é o que fará com que ela sobreviva pelo máximo de tempo possível. Também certifique-se de nunca deixar que ela entre em contato com a água, pois isso pode danificar seu motor.

Seguindo esses procedimentos você conseguirá utilizar sua serra tico-tico ao máximo e aumentar sua vida útil!

Dicas de como escolher a melhor serra tico-tico para você!

Como escolher uma serra tico-tico

Acima nós te mostramos alguns bons modelos de serra tico-tico, mas como você pode escolher a melhor? Pois é justamente pensando em lhe ajudar com isso que nós separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão, acompanhe!

1 – Comece pela potência

Começamos aqui pela potência, pois é ela quem define o tipo de material com que você poderá trabalhar. Ou seja, quanto maior for a potência de sua serra, mais facilidade você terá na hora de trabalhar com materiais que sejam mais duros e resistentes. Dito isso, nunca utilize uma serra de baixa potência em um material mais resistente, pois isso além de comprometer a qualidade do seu corte também poderá danificar o motor da serra.

Então, quando estiver atrás do seu modelo, fuja dos que possuam potência inferior a 400 W. Resumindo, caso você esteja atrás de uma serra tico-tico para utilizar como hobbies ou para artesanatos, então um modelo com potência na faixa de 400 W a 600 W já poderá lhe atender muito bem. Mas, caso você queira uma serra para trabalhos mais pesados, e para cortar materiais mais espessos como ferro, cerâmica e aço, então o ideal aqui é ir atrás das potências elevadas.

2 – A velocidade também é importante

A velocidade de uma serra tico-tico é medida por GPM – Golpes Por Minuto, sendo que a maioria dos modelos funciona na faixa de 3.000 GPM. Esta média de velocidade é ótima para praticamente todos os serviços, mas, na hora de escolher, opte por modelos que lhe permitam uma variação de velocidade.

Isso pois, ter a possibilidade de controlar a velocidade que você está utilizando lhe proporciona uma maior precisão para cada tipo de serviço. Na hora de cortar madeiras você irá optar por uma velocidade elevada, já para metais o melhor é uma velocidade baixa para maior precisão. Assim sendo, opte sempre por modelos que possuam um controle de velocidade.

3 – Fique atento ao tamanho e ao peso, bem como para a ergonomia

A serra tico-tico trata-se de uma ferramenta portátil e manual, ou seja, ficar atento ao tamanho e o peso é importante. Leve em consideração que você terá de manuseá-la por todo o processo, então um modelo muito grande ou muito pesado pode lhe causar desconforto, o que acaba comprometendo todo o processo.

4 – Prefira modelos com fio

Aqui nós fugimos um pouquinho do convencional, onde você pode imaginar que um modelo sem fio seria melhor. Isso pois, os modelos sem fio, ou seja, a bateria, costumam ser mais caros, mais pesados e menos potentes do que os modelos com fio. Levando isso em consideração os modelos com fio são mais aconselháveis aqui para você. Entretanto, fique sempre de olho na tensão de alimentação, se ela é 110 V ou 220 V.

E claro, caso necessite utilizar sua serra em locais onde você não terá qualquer tipo de acesso a tomadas, então os modelos sem fio realmente são os mais aconselháveis para você.

5 – Qual a profundidade de corte?

Outro fator que você deve ficar de olho é com relação a profundidade de corte de sua serra tico-tico. A profundidade de corte significa o quanto a serra consegue se aprofundar em determinado material, ou seja, até quanto ela consegue cortar. É importante ficar de olho nessas medidas e compará-las com a espessura do material que você deseja cortar. Pegando um exemplo simples, supondo que você queira cortar uma madeira que possua 3 cm de espessura, então a profundidade de corte da serra em madeira deve ser de, pelo menos, 4 cm, do contrário você não conseguirá cortar a peça que deseja.

6 – O material da lâmina depende do material que você deseja cortar

Já o material da lâmina de sua serra deve sempre ser escolhido de acordo com o tipo de material que você deseja cortar. Abaixo nós separamos os materiais mais utilizados nas lâminas, bem como suas aplicações, veja só.

Lâminas de aço de alto carbono são as mais baratas, utilizadas para plástico e madeira, e o lado ruim aqui é que elas são frágeis e se desgastam muito rápido.

Já as lâminas de aço de alta velocidade são para materiais mais duros, tais como plástico, madeira alumínio e também o ferro. Sua desvantagem se dá pela deformação sofrida devido ao calor gerado durante os cortes.

A lâmina bimetal é meio que uma combinação de ambas as lâminas anteriores, ou seja, elas apresentam uma durabilidade boa e conseguem cortar os mesmos materiais que ambas as lâminas anteriores.

E por último temos as lâminas de carboneto de tungstênio, que são mais caras que as anteriores, porém aconselháveis para materiais mais duros, tais como materiais cerâmicos.

7 – Opte por modelos que ofereçam cortes angulares

Em alguns casos você não consegue realizar cortes sempre na mesma posição, ou seja, você necessita de uma variação de ângulos. Optar por modelos que ofereçam cortes angulares é bom justamente por causa disso. Há modelos que você pode ajustar o ângulo de corte entre 0º e 45º, tanto para a esquerda quanto para a direita, lhe permitindo um maior leque de possibilidades na hora de realizar os cortes.

8 – De olho nas funções extras do modelo

Diferentes modelos oferecem diferentes funções extras, e isso é algo que você deve sempre ficar de olho. Funções como lux embutida para iluminar a linha de corte, botões de velocidade contínua e soprador de pó embutido são algumas das funções extras que você pode adquirir dependendo do modelo que optar por escolher. Vale a pena até mesmo investir um pouco mais para ter em mãos uma função extra que vá realmente lhe ajudar!

9 – Fique atento também aos extras que são oferecidos

Em dúvida entre dois modelos similares? Pois então leve em consideração todos os recursos extras que são oferecidos!

Guias de corte, kit para extração de pó, lâmina de serra e maletinha para transporte, estes são apenas alguns dos itens extras que podem ser oferecidos em conjunto ao modelo que você estiver planejando adquirir. Caso esteja em dúvida entre modelos similares, lembre-se sempre de levar os itens extras em consideração, eles podem realmente lhe ajudar a tomar sua decisão aqui.

10 – E claro, o preço também deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que também deve sempre ser levado em consideração.

Afinal de contas, de nada adianta você ter encontra a melhor serra tico-tico de todas se ela simplesmente estoura o seu orçamento, não é mesmo? A dica aqui é simples, defina todas as suas necessidades, bem com o seu orçamento, e se atenha a isto. Certamente você conseguirá encontrar a melhor serra tico-tico para você, sem com isso estourar o seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher a melhor serra tico-tico para você!

Qual a melhor serra tico-tico

Acima nós te mostramos excelentes opções de serra tico-tico, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão. Assim sendo, agora cabe a você definir todas as suas necessidades e ir atrás daquele modelo que melhor lhe serve!

Pretende adquirir algum dos modelos acima, ou até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!