O Que É Furadeira De Impacto?

Na hora de escolher a melhor furadeira para te ajudar em seu trabalho, você sabe dizer para que serve uma furadeira de impacto? Se vale a pena optar por uma furadeira de impacto ou uma convencional? Pois aqui nós iremos lhe explicar justamente isso!

Abaixo nós iremos lhe explicar o que é uma furadeira de impacto, e tudo o que você precisa saber sobre ela. Assim você sairá daqui sem dúvidas sobre uma furadeira de impacto, e pronta para adquirir a sua!

Então, se você pretende entender de uma vez por todas o que é uma furadeira de impacto, é só continuar a leitura!

Para que serve uma furadeira de impacto?

Para que serve uma furadeira de Impacto?

Você provavelmente já ouviu falar sobre ela antes, mas você sabe dizer para que ela serve?

Sempre que você tiver uma obra ou reforma pela frente, a furadeira de impacto é a ferramenta que você irá desejar ter em mãos para lhe ajudar. Enquanto uma furadeira comum é utilizada em materiais tais como aço, madeira, alvenaria e ferro, a função de impacto é utilizada para quando se necessita aplicar golpes para perfurar algum material, como por exemplo uma parede.

Nós podemos relacionar essa função a pequenos “murros” que a furadeira imprime em uma superfície, de modo a facilitar sua perfuração. E, nessa mesma correlação, murros são aplicados quando se necessita de uma força máxima. Ou seja, você não irá utilizar essa furadeira para pequenas aplicações, apenas para grandes, tais como reformas.

Então, para não restar dúvidas:

  • A furadeira comum é utilizada para quando se deseja perfurar materiais menos resistentes, tais como aço, madeira, acrílico e ferro;
  • Enquanto o modelo de impacto você irá utilizar sempre que tiver trabalhos maiores pela frente, tal como a perfuração em madeiras muito espessas, granito, concreto, alvenaria e até mesmo em pedras.

Uma observação relevante é que, a maioria dos modelos apresenta ambas as funções, de impacto e de não impacto. Ou seja, ao adquirir uma furadeira você poderá selecioná-la par funcionar com ou sem impacto, dependendo de como e para que você irá utilizá-la.

Mas muito cuidado aqui, pois justamente essa função de “perfurar” pode fazer com que essa furadeira seja bastante confundida com o martelo demolidor, o que trata-se de uma outra ferramenta!

O martelo demolidor

O martelo demolidor, que também é bastante conhecido como martelete, possui sua função em seu próprio nome, ou seja, demolir.

Como a função de impacto em uma furadeira faz com que ela apresente uma força bem mais elevada, e que seja específica para perfurar locais, isso pode fazer com que algumas pessoas a confundam com um martelete, porém há diferenças significantes entre ambas.

O martelete, na realidade, é como se ampliasse muito a função de impacto, fazendo com que seu uso seja para quando você realmente quer demolir. Nós podemos compará-lo mais a uma britadeira do que a furadeira, sendo que você irá utilizá-lo quando precisar romper e perfurar aquele concreto mais duro, ou então par demolir vigas, colunas, abrir canaletas e diversas funções similares.

Então, para não restar dúvidas:

  • Furadeira de impacto → Para quando se deseja aplicar uma forcinha extra na sua perfuração, como por exemplo para perfurar superfícies de concreto, alvenaria e até mesmo pedra;
  • Martelete → Para quando se deseja efetivamente romper/demolir estruturas de concreto, e não apenas perfurá-las.

Deu pra entender a diferença entre ambos? Qualquer dúvida é só nos perguntar!

Dicas de segurança para sua furadeira de impacto

Uma vez que você já tenha uma boa noção de para que serve uma furadeira de impacto, existem alguns cuidados que você deve levar em consideração ao manuseá-la, afinal de contas, trata-se de uma ferramenta de trabalho.

  • Antes de mais nada, sempre que você for perfurar alguma parede é necessário se atentar para a existência de tubulações e fiações por detrás dela. Acertar uma tubulação de energia elétrica pode resultar tanto em acidentes quanto na queda de energia, uma tubulação de água será uma verdadeira dor de cabeça para consertar, mas no caso de uma tubulação a gás, o risco é enorme. Procure sempre utilizar a lógica, bem como consultar plantas da estrutura sempre que possível, para evitar perfurar tubulações. Mas, caso nada disso seja possível, a dica então é ir com calma, e sempre observando o que está além;
  • Certifique-se sempre de utilizar todos os equipamentos de proteção necessário, tal como luvas, óculos e máscaras. Tudo de modo a minimizar o máximo possível o risco de acidentes;
  • Nada de roupas pesadas ou bijuterias que possam acabar se enroscando na furadeira de alguma maneira e resultando em acidentes.

Estas são apenas algumas dicas rápidas e fáceis, de modo que você consiga utilizar sua furadeira sempre mantendo sua segurança em primeiro lugar.

Dicas de como utilizar sua furadeira de impacto

E por falar em utilizar a furadeira, vale a pena conferirmos como é a utilização de uma furadeira de impacto. Entretanto, já adiantamos que não há segredo aqui, e que você será capaz de utilizá-la sem maiores problemas. Confere só o passo a passo que nós separamos abaixo para você:

  1. A primeira coisa que você deverá fazer aqui é escolher a broca que irá utilizar. Caso queira perfurar paredes, a broca de aço widia é a mais indicada aqui;
  2. Na hora de colocar a broca, atenção extra para que sua furadeira esteja desligada de tomadas, colocar a broca com a furadeira em funcionamento pode ocasionar em acidentes. Para colocar a broca na furadeira você deverá girar a ponta da furadeira, o mandril, de modo que as garras se abram e você possa encaixá-lo até o final. Após posicionar a broca, gire novamente o mandril para prendê-la bem;
  3. Agora, você irá se utilizar da “chave de mandril”, aquela ferramenta pequenininha em formato de T que acompanha sua furadeira. Encaixe a chave de mandril em um furo de cada vez e aperte bem. Atenção extra nesse passo, pois é ele quem irá garantir que a broca não se desprenda da furadeira quando você a estiver utilizando;
  4. Agora que colocou tudo, faça um teste na furadeira antes de efetivamente utilizá-la. Conecte-a na tomada e a ligue, observe com atenção se a broca está girando corretamente, sem nenhuma vibração lateral. Caso identifique vibrações, isso significa que ela não está bem encaixada, e que você deverá repetir o passo anterior;
  5. Na hora de utilizar sua furadeira, segure-a bem firme. Segure a empunhadura com sua mão boa (direita para destros e esquerda para canhotos), essa será a mão que você utilizará para apertar o gatilho de sua furadeira. Sua outra mão será a responsável por apoiar o bico de sua furadeira, posicione essa mão em “U” para facilitar o serviço, sempre se assegurando de que seus dedos não irão tampar a saída de ar da furadeira;
  6. Agora é a hora que você irá efetivamente furar! Basta posicionar sua furadeira no lugar que você deseja perfurar e, inicialmente deixe-a na “função sem impacto”, e realize uma marcação no local do furo. É importante deixá-la na função não impacto de início, pois assim você estará “preparando o terreno”, para efetivamente utilizá-la no modo impacto. Feito essa pequena marcação, mude para o modo impacto e comece a furar sem medo!

Viu só como é simples? Mas, caso ache necessário observar a coisa sendo feita, sem problemas, é só dar play no vídeo abaixo e acompanhar todo o passo a passo!

Recapitulando!

Acima nós te mostramos um pequeno informativo falando tudo o que você precisa saber sobre uma furadeira de impacto. Revisando tudo o que nós lhe mostramos aqui, nós temos que:

  • Uma furadeira comum é utilizada para quando se deseja realizar furos em materiais menos resistentes, tal como em madeira, ferro, acrílico ou aço;
  • Enquanto uma furadeira de impacto é para quando você necessita de uma ferramenta mais robusta, para realizar furos em materiais que sejam mais resistentes, como por exemplo em paredes, concreto, granito e até mesmo em pedras;
  • Mas você pode adquirir um modelo que tenha ambas as funções, com e sem impacto, podendo variar em qual você irá utilizar dependendo do trabalho que você for efetuar;
  • E se você quiser mais potência, então o martelete é o que você deseja, pois ele sim é feito para demolir estruturas de concreto.

E então, sobraram dúvidas? Caso tenham sobrado, é só perguntar pra gente nos comentários abaixo!