O Que É Máquina De Solda Inversora?

Muitas máquinas de soldas são pesadas, barulhentas e só soldam um eletrodo. Por isso, você precisa conhecer o que é a máquina de solda inversora, a forma evoluída da transformadora!

É certeza que você já sofreu com uma máquina de solda antiquada e pesada, que fazia o eletrodo ficar grudado na peça.

Ou quando você queria soldar algo, mas você não tinha o eletrodo compatível ao da máquina.

Se isso já ocorreu com você, então a máquina inversora de solda é o computador de solda perfeita para seu trabalho!

“Pera, computador?”

Pense na máquina inversora de solda como um computador

Graças a sua estrutura, a máquina inversora de solda funciona similarmente á um computador, sendo composto por uma placa eletrônica, tendo quatro componentes essenciais:

  • Capacitador;
  • IGBT;
  • Diodos;
  • Transformador principal.

Mas como ela funciona?

  1. Primeiramente, ele transforma a energia de entrada (tanto 110 V quanto 220 V) de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC);
  2. Em seguida, através dos semicondutores de potência (IGBT e Diodos) é formada uma corrente elétrica de saída;
  3. Por último, a corrente elétrica de saída estabiliza o arco elétrico, assim possibilitando uma solda macia e com poucos respingos. 

A vantagem de usar a corrente contínua na saída é a capacidade de soldar com vários de eletrodos, mas os benefícios não param por aqui. 

Outro beneficio da máquina inversora é ser um aparelho compacto e leveEm outras palavras, será possível você transportá-la facilmente para locais de difícil acesso. Além disso, as máquinas mais avançadas ainda vêm com um painel de display eletrônico.

Mas qual a vantagem do display eletrônico? Você será capaz de regular a potência e os parâmetros com uma maior facilidade e precisão.

Todas essas vantagens parecem ótimas e tal, mas por que você deve escolher a máquina inversora de solda no lugar da soldadora comum?

O que é maquina inversora de solda comparada ao transformador de solda? 

É um fato que a soldadora inversa é mais cara que o transformador de solda. 

Por mais que o preço pode pesar no bolso, uma coisa é garantida: o gasto vale a pena! Mas como a máquina inversora de solda pode ser melhor que o transformador de solda? 

A máquina inversora de solda é menor

Como dito mais anteriormente, a máquina inversora de solda é menor e mais leve.

Só para você ter uma ideia, um transformador de solda pode pesar 3 vezes mais que uma soldadora inversa. Assim você pode carregar a soldadora inversa e levá-la para locais de difícil acesso, como por exemplo para trabalhos em telhado.  

E as vantagens de se ter uma máquina soldadora inversa não está apenas no peso ou no seu tamanho, mas também na praticidade

Mais barata, prática e potente

O transformador é bastante inconveniente em questão de extensões, e isso pode ser um problema para casas com poucas tomadas. O pior nem é isso, existe também o fato do transformador não ser compatível com as tomadas residenciais, sendo necessário ligar para a empresa de luz. 

Por outro lado isso não é um problema para a máquina de solda inversora, pois ela suporta extensões de até 30 m

Além disso, a inversora não apenas suporta extensões maiores, como também consome 50% menos energia em comparação ao transformador.

E o melhor de tudo? PotênciaA máquina de solda inversora opera na faixa de 100 khz, enquanto o transformador só trabalha na faixa de 60 khz.

Agora que falamos sobre o uso de extensões e da potência, como fica no quesito eletrodos?

A inversora aguenta mais de um eletrodo

O transformador de solda consegue soldar apenas um tipo de eletrodo: 6013. Contudo, isso não é problema para a inversora.

A inversora não consegue apenas soldar a 6013, mas como também 7018, ferro fundido, inox e até mesmo eletrodos de alumínio

E para finalizar esse tópico de comparação entre inversora e transformadora, vamos falar de correntes elétricas. 

Correntes elétricas e ciclo de trabalho

As transformadoras somente produzem correntes alternadas na saída, isso possibilita apenas o uso de um tipo de eletrodo. 

Outro problema é o fato da transformadora apenas conseguir ligar direto no padrão de energia do estabelecimento, o que aumenta a conta de energia. 

Por outro lado, a máquina inversora de solda consegue muito bem funcionar com correntes contínuas, de polos positivo e negativo

Mas o que essas coisas significam?

Isso significa que a máquina inversora de solda é capaz de produzir um trabalho mais uniforme do que o transformador usando a corrente alternada.

Além disso, o ciclo de trabalho da inversora de solda é mais eficiente em comparação ao transformador, já que mantém um determinado valor de corrente com mais consistência.

Agora que vimos às diferenças entre ambos, uma pergunta final: como escolher a melhor máquina soldadora inversa?

Escolhendo uma máquina de solda inversora

Solda inversora

Descobrimos tanto sobre o que é máquina soldadora inversa quanto às diferenças dela com o transformador de solda.

Agora, só falta descobrir como escolher a melhor máquina de solda inversora.

Para escolher a sua máquina inversora, o truque aqui é conhecer bem aquilo que você trabalha ou quer trabalhar

Por exemplo, se você trabalha com chapas finas, artesanatos ou barras chatas, o mais recomendado são máquinas de 140 amperes, porém, ela também pode ter fator de trabalho de 100% se ligado em 90 amperes.

Ou seja, aguentam um bom tempo soldando coisas pequenas e podem soldar sem parar se for ligado em 90 amperes.  

No entanto, para o caso dos eletrodos pesados de mais de 4 milímetros, a máquina terá que ser mais robusta, como por exemplo de 175 amperes ou superiores.

Dicas para usar sua máquina de solda inversora

Abaixo nós separamos algumas dicas para te ajudar na hora de usar sua máquina de solda inversora e não ter maiores problemas com isso, então confere só!

Segurança em primeiro lugar!

Antes de mais nada, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar!

Quando falamos em segurança durante a utilização de uma máquina de solda inversora nós estamos nos referindo aos equipamentos de proteção. É essencial que você sempre utilize todos os equipamentos de proteção, pois eles podem, literalmente, te salvar aqui! Então confere só tudo o que você precisará ter com você na hora de usar sua máquina de solda inversora:

  • Respiradores → A soldagem em si é um processo que gera bastante fumaça ao ambiente, e é importante que você se protege destas fumaças com um respirador adequado;
  • Capacetes de soldagem com proteções laterais → Estes capacetes, com as proteções laterais, são importantes para lhe proteger contra queimaduras químicas, partículas, detritos e até mesmo radiação UV;
  • Capuz contra o fogo → O capuz contra fogo deve ser utilizado por debaixo do capacete, é ele quem irá proteger a parte traseira de sua cabeça contra o fogo;
  • Roupa resistente ao fogo → E por falar em proteção ao fogo, é importante também que você utilize roupas que sejam resistentes ao fogo;
  • Luvas e botas resistentes ao fogo → E para fechar o nosso kit de segurança contra o fogo, luvas e botas são essenciais. E com relação as botas, opte sempre por sola de borracha e biqueiras de aço, assim você também conseguirá uma proteção extra contra choques elétricos.

Uma vez que tenhamos deixado claro a proteção ideal que você deve sempre buscar, podemos então passar para o manuseio da máquina de solda inversora!

Passo a passo para usar uma máquina de solda inversora

Usar uma máquina de solda inversora não é trabalho fácil, requer atenção total e experiência. Mas, para te ajudar a começar, e a começar a adquirir experiência, nós separamos alguns fatores que você deve levar em consideração neste processo, confere só!

  1. É importante ficar atento para sujeiras, pois qualquer sujeirinha poderá prejudicar a qualidade da soldagem, começar limpando sua máquina de solda inversora é sempre o ideal. Alguns modelos acompanham uma escova ou lixa justamente para isso, para lhe ajudar a limpá-la bem;
  2. A seguir você deverá aquecer o ferro de solda, aqueça-o até atingir a temperatura desejável, a temperatura certa para fundir a solda;
  3. Após isso espalhe a solda pelas superfícies, e use a máquina até derreter;
  4. Feito isso agora basta juntar as partes que você quer e pronto, você acabou de utilizar sua máquina de solda inversora!

O passo a passo acima pode parecer simples, mas novamente nós batemos na tecla de que seu uso não é tão simples assim, requere prática e atenção máxima. Para lhe ajudar melhor nessa parte você pode conferir o processo sendo feito pelo vídeo abaixo, retirado diretamente do canal Edilson Luiz de Oliveira:

Agora você já sabe como usar sua máquina de solda inversora!

Com o que lhe informamos acima, você percebeu como a máquina soldadora inversa possui vários benefícios com sua moderna tecnologia (como economia de energia, função de prevenir o eletrodo de grudar na peça, etc.).

No entanto, é importante que você não largue totalmente o transformador. O transformador de solda ainda é um ótimo utensílio em trabalhos mais agressivos graças a sua alta resistência, como na área da metalúrgica ou oficinas.   

Portanto, agora que você sabe o que é máquina soldadora inversa, a sugestão aqui é usar as duas máquinas e assim aproveitar os benefícios de ambas no seu trabalho!