Qual A Diferença Entre A Broca De Madeira E De Concreto?

O tipo de material que você deseja perfurar, como por exemplo madeira ou concreto, faz diferença na hora de escolher a sua broca!

A primeira vez pode até parecer complicado, mas pode ficar tranquilo, essa diferenciação é bem simples.

O objetivo deste nosso artigo é justamente lhe apresentar a diferença entre a broca de madeira e a broca de concreto, de modo que você possa escolher a ideal dependendo do tipo de trabalho que irá executar.

Então, se você quer ter em mãos o tipo certo de broca, é só continuar por aqui com a gente!

Para que servem as brocas?

Antes de começarmos a falar sobre a diferença da broca de madeira e de concreto, você sabe para que serve uma broca?

As brocas são parte essenciais das furadeiras, sendo que seu objetivo principal é furar um determinado objeto ou superfície. Você pode fazer esse furo para instalar prateleiras, pendurar quadros, ou o que mais você precisar dele.

Mas mesmo que seu objetivo seja “apenas” perfurar, não é qualquer broca que servirá para qualquer situação. Aqui é importante ter em mente vários aspectos antes de encontrar a broca certa para o trabalho específico que você vá desempenhar. E quando falamos em “aspectos para se ter em mente”, estamos nos referindo ao tipo de material que você pretende perfurar!

Aqui neste artigo nós iremos focar exclusivamente na diferença entre a broca para madeira e a para concreto, ou seja, nosso foco será nestes materiais. Abaixo nós separamos as brocas específicas para estes dois materiais, então confere só!

Quais as brocas ideais para madeira?

Caso você queira perfurar um objeto, ou uma superfície, de madeira, é necessário ter as brocas certas para esse trabalho. Abaixo nós separamos algumas das brocas que você deverá adquirir para lhe ajudar com isso, confira!

A broca de três pontas

Broca de três pontas

A broca de três pontas é a broca específica para madeira, e utilizada apenas para madeiras!

O atrito entre a broca e a madeira sempre acaba gerando calor, o que pode ser um problema, então para lidar com isso essa broca é feita de aço carbono, o que lhe dá uma maior resistência. Além disso, por ser de “três pontas”, enquanto sua ponta central fornece uma guia para o furo, de modo que você não perca o rumo de seu furo, as outras duas pontas fazem o papel da perfuração.

Você pode utilizar essa broca para todo tipo de madeira, seja ela macia, dura, compensada, aglomerados, etc.

A broca chata

Broca chata

A próxima broca que se pode usar para madeira é a broca chata, que tem este nome justamente por seu formato.

A capacidade de perfuração dessa broca é bem elevada, acima de 20 cm, o que faz com que ela seja aconselhável para materiais mais grossos. Ela possui uma rosca em sua ponta, de modo que ela não deslize e consiga uma maior tração, bem como uma perfuração mais veloz.

Esse tipo de broca é aconselhável para quando o material é muito grosso, e para quando você não precisa realizar um acabamento fino.

A broca serpentina

Broca serpentina

Por último nós temos a broca serpentina, cujo nome é referência ao seu formato espiralado, o qual realmente lembra uma serpentina!

Seu design permite uma perfuração com um acabamento mais elevado, além do escoamento de cavacos ser muito bom. Ela pode ser utilizada tanto para madeiras macias e duras, quanto para as úmidas.

O que acontece se eu usar uma broca específica de madeira no concreto?

“Mas e se eu usasse uma broca de madeira no concreto, tem diferença?”

Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo, afinal de contas, por quê uma broca de madeira não serviria para o concreto? A resposta é bem simples se você refletir sobre ela por alguns segundos.

O concreto é, sem dúvidas, mais resistente do que a madeira, ou seja, uma broca que pode ser utilizada para a madeira não terá a mesma eficiência no concreto. Caso tente, você acabará apenas forçando demais sua broca, o que pode levar ao superaquecimento e danos em sua furadeira.

Mais abaixo nós falaremos sobre o inverso, ou seja, usar uma broca de concreto na madeira!

Quais as brocas ideais para concreto?

Acima você conferiu as brocas ideais para madeira, então vamos agora conferir quais são as específicas para o concreto!

A broca de Widea

Broca Widea

Essa broca pode ser usada para concreto, bem como também para mármore, pedras, cerâmica, alvenaria e similares. Ela é específica para materiais resistentes, e você encontra brocas Widea com especificações variadas, sendo algumas mais duras e afiadas do que outras.

Esse tipo de broca é específica para marteletes, por resistirem muito bem ao seu impacto!

Caso observadas de perto, você notará que sua ponta apresenta o formato de uma flecha, sendo ela mais larga do que o próprio corpo da broca, de modo a evitar que o pó gerado durante a perfuração possa travar a broca dentro do furo. Com a broca Widea você pode perfurar qualquer parede em poucos segundos!

As brocas SDS-Plus e SDS-Max

Broca SDS-Plus

Já essas são as brocas profissionais, com uso específico para concreto, tijolos, granitos, mármores e quaisquer materiais de alvenaria no geral!

Essa broca é bem similar a broca anterior, a Widea, porém ela apresenta um sistema especial de encaixe, o qual tem intuito de prevenir deslizes durante a perfuração, um problema bem comum.

Nós citamos duas brocas, a SDS-Plus e a SDS-Max, e suas diferenças são, basicamente:

  • SDS-Plus → Usada em marteletes de classe até 4 Kg, e seu encaixe também é menor;
  • SDS-Max → Usada em marteletes acima de 4 Kg, o que faz com que elas sejam mais robustas e com um maior diâmetro de perfuração.

Ambas as brocas, tanto a SDS-Plus quanto a SDS-Max, são bem mais resistentes do que uma broca comum, devida a alta força que os martelos que usam essa broca acabam gerando!

O que acontece se eu usar uma broca específica de concreto na madeira?

“Então, se a única diferença entre a broca de concreto e a de madeira é que a de concreto é mais resistente, isso significa que eu posso usá-la para madeira?”

Essa é uma pergunta que pode até fazer sentido a uma primeira vista, mas novamente, quando analisada com cuidado você vê que não faz tanto sentido assim não.

A broca para concreto é bem mais potente do que a para madeira, pois o concreto é muito mais resistente do que a madeira. Ou seja, tentar perfurar uma superfície de madeira com uma broca de concreto fará apenas que você use uma força muito maior do que a necessária para isso. Sim, você irá perfurar a madeira, porém a força será tanta que você também poderá acabar rachando a madeira.

Rachaduras na madeira, ou simplesmente quebrar a madeira, é um problema que você estará sujeito aqui, e que deve evitar a todo custo, pois poderá comprometer todo seu trabalho assim!

Agora você já sabe qual é a diferença entre a broca de concreto e a de madeira!

Acima nós lhe informamos a broca certa que você deve buscar seja para concreto ou para madeira, bem como a diferença de usar uma broca em uma tarefa que não lhe é específica. Com isso nós esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas, e que você não mais utilize uma broca em uma tarefa que ela não é apta para fazer!

Você também pode conferir A diferença entre a broca de ferro e a de madeira!

E claro, caso ainda restem dúvidas sobre a diferença entre a broca de concreto e a de madeira, basta nos perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!