Como Furar Porcelanato Com Furadeira?

Não adianta de nada ter a melhor furadeira em mãos se você não faz ideia da maneira correta de furar porcelanato, não é mesmo?

Mas sem problemas, pois o objetivo deste artigo é justamente te mostrar todo o passo a passo para furar porcelanato da maneira correta!

Nada de deixar a furadeira ficar “sambando” e correndo o risco de deslizar pelo porcelanato. Você vai ver que furar esse material é muito mais simples do que você possa estar pensando!

Então, se você deseja aprender a como furar porcelanato com sua furadeira, é só continuar por aqui com a gente!

Qual a melhor broca para furar porcelanato?

Antes de mais nada, é importante começarmos falando sobre a melhor broca a ser utilizada aqui. Afinal de contas, a broca é parte indispensável de uma furadeira, e é necessário que você saiba escolhê-la de acordo com o trabalho que vá desempenhar.

Para quem planeja utilizar a furadeira para furar porcelanato, são três as brocas que deverá optar:

A broca wídea

A broca de wídea é uma das mais utilizadas no mercado, e bastante comum para quem trabalha no setor da construção civil. Sua ponta é feita de metal duro, a qual permite que ela possa adentrar mais facilmente em superfícies resistentes e duras.

Além disso, a ponta da broca de wídea possui um formato que a assemelha de uma ponta de flecha, de modo que o pó gerado possa ser expelido, evitando assim que ela trave durante a perfuração.

Essa broca é bastante utilizada para concreto, azulejos, pisos, alvenaria e, é claro, o porcelanato!

 A broca diamantada

Outra broca que pode ser utilizada para furar porcelanato é a diamantada.

Essa broca apresenta um ótimo custo-benefício, apresentando um bom desempenho e uma vida útil longa. Sua ponta maciça diamantada apresente um rendimento elevado, bem como um corte na medida.

Além de ser excelente para furar porcelanato, com essa broca você ainda pode utilizar sua furadeira para perfurar aço, metal duro, madeira e até mesmo em concreto.

Passo a passo para furar porcelanato com sua furadeira!

Uma vez que já tenhamos definido que é importante usar a broca certa na furadeira, podemos então focar em como furar porcelanato.

Para tal nós separamos abaixo um passo a passo breve que você deve seguir, e que irá lhe ajudar com isso, então confere só!

Passo 1: Segurança em primeiro lugar!

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve sempre levar em consideração aqui é quanto a segurança do operador. Ou seja, equipamentos de proteção tais como luvas, óculos de proteção e máscara são essenciais para este trabalho.

Além disso, é também preciso ter plena noção do que há por detrás do local em que você pretende perfurar. Imagine só você usando a furadeira para furar o porcelanato de uma parede, e bem atrás há uma tubulação. Pode ter certeza de que a dor de cabeça que você terá para lidar com esse pequeno acidente será imensa!

Para saber se há fiações ou tubulações atrás da parede você pode contar tanto com a lógica quanto com uma câmera termográfica. A Câmera Termográfica lhe ajudará a identificar o que há por trás daquela parede, como tubulações e fiações.

Já a lógica você pode seguir com uma noção de direção, pois as chances de ter uma tubulação no banheiro são bem mais altas do que na sala!

Passo 2: Definindo a posição precisa do furo

Uma vez que você já esteja com os equipamentos de proteção, e se certificou de que não há nada por detrás de onde quer perfurar, nós podemos então começar.

É importante ter em mente que o porcelanato é um material escorregadio, ou seja, a chance de sua furadeira deslizar sobre ele é alta. Isso pode até mesmo provocar acidentes. Para evitar este problema nós devemos fazer um furo na posição precisa de onde você deseja perfurar.

Para tal você pode utilizar um prego e um martelo, e efetivamente fazer um pequeno furinho no porcelanato. Esse furinho lhe servirá como base, de modo que você possa usar sua furadeira para furar o porcelanato sem correr o risco de escorregamentos.

Furando porcelanato com uma furadeira
Fazer o furinho é importante, assim você consegue ter uma maior precisão na hora de usar a furadeira

E atenção, não ignore esse passo, do contrário sua broca irá sim escorregar, podendo ocasionar desde riscos e rachaduras no porcelanato até acidentes mais graves.

Você também pode colar uma fita adesiva sobre o local que for perfurar, ela lhe ajudará mais ainda nesse processo de aderência, e ajudará a fazer com que a broca não escorregue.

Passo 3: Começando a furar

Uma vez que tenha feito a demarcação do local que você pretenda perfurar, é hora de começarmos a furar.

Aqui vai uma dica: Comece sua furadeira na velocidade mais baixa, e somente depois que a broca já tiver perfurado o porcelanato e alcançar o concreto é que você poderá aumentar a velocidade conforme desejar.

Isso é importante pois, começar numa velocidade baixa evitará que o porcelanato possa quebrar ou trincar. Infelizmente quebras e trincas no porcelanato são problemas comuns, problemas que você desejará evitar!

Após seguir esse passo a passo pronto, você acabou de utilizar sua furadeira para furar porcelanato, e foi bem fácil, não concorda?

Mas claro, caso queira ver o processo todo sendo feito você pode conferi-lo no vídeo abaixo, vídeo retirado diretamente do canal Mundo da Elétrica.

Agora você já sabe como furar porcelanato!

Acima nós lhe informamos todo o passo a passo que você deve seguir para furar porcelanato da maneira correta, e não ter nenhum problema no processo. Então agora que você já sabe como fazer não há mais desculpas, é só botar a mão na massa (ou na furadeira) e começar o quanto antes seus trabalhos!

Ah, e lembre-se sempre de manter a segurança em primeiro lugar!

Sobraram dúvidas sobre este processo de furar porcelanato com uma furadeira? Caso positivo, é só nos perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!