Se você trabalha com solda, então sabe que ter em mãos a melhor máquina de solda MIG faz toda a diferença. Sabe que ela pode lhe ajudar bastante e facilitar todo o seu trabalho.
Pois foi pensando justamente em te ajudar com isso que nós trazemos à você incríveis modelos de máquina de solda MIG para você escolher a melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão.
Preparado então para conferir incríveis modelos de máquina de solda MIG? Pois então é só continuar a leitura!
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Mais Barato | WW Soldas
| Verificar Preço → |
Para Locais Abertos | Pelegrin
| Verificar Preço → |
Foco Na Precisão | Vulcano
| Verificar Preço → |
Maior Potência | Esab
| Verificar Preço → |
Qual a melhor máquina de solda MIG?
Abaixo nós separamos alguns incríveis modelos de máquina de solda MIG para você escolher a melhor, confere só!
Máquina De Solda MIG WW Soldas – O Modelo Mais Barato!
- Mais barato dentre os modelos da categoria
- Não se utiliza de gás para a solda
- Sensor termal que desativa a máquina no caso de uma sobrecarga
- Cooler para refrigeração
- A velocidade de liberação do arame pode ser regulável
- Acompanha uma tocha MIG embutida, um rolo de arame para solda de 0,9 mm, uma máscara de lente escura e uma escova de aço
- Não solda alumínio e nem inox
Antes de mais nada, é bom ter em mente que uma máquina de solda MIG não é barata, mas ainda assim começamos a lista com o modelo mais barato dentre todos.
Este modelo apresenta uma potência de 3,6 kVA, bem como um ciclo de trabalho de 10% – 125 A, 20% – 80 A, 60% – 45 A. Além disso, este modelo também conta com um sensor termal que irá desativar a máquina no caso de uma sobrecarga, um cooler para refrigeração, não se utiliza de gás para soldar, a liberação do arame possui velocidade regulável e ele é capaz de soldar chapas de 1 até 8 mm.
Está incluso a este modelo uma tocha MIG embutida, uma máscara de lente escura, um rolo de arame para solda de 0,9 mm e uma escova de aço.
Máquina de Solda Mig-130 Pelegrin – Ideal Para Locais Abertos!
- Bom modelo para locais abertos
- Dispensa o uso de gás durante a soldagem
- Possível soldar alumínio e ferro
- Protetor térmico próximo ao transformador para evitar que a máquina superaqueça
- Acompanha uma máscara, uma garra, um rolo de arame e uma escova de aço
- Não encontramos reclamações referentes a este modelo
Se você busca um modelo para utilizar em locais abertos, então este pode ser uma boa opção!
Estão inclusos a este modelo uma máscara, uma garra, um rolo de arame e uma escova de aço.
Máquina de Solda Vulcano MIG/MAG – Foco total na precisão
- Modelo com foco na precisão
- Potência elevada de 7,5 kVA
- Regulagem por comutador de múltiplas faixas
- Proteção elétrica e controle térmico para componentes mais sensíveis
- LEDs para indicação de máquina ligada e de sobretemperatura
- Velocidade variável do arame
- Pintura eletrostática a pó de alta resistência contra oxidação
- Trava de segurança
- Acompanha uma tocha MIG com euro conector, uma mangueira para gás, um fusível reserva e um cabo de solda
- Aqui o preço começa a destoar bastante dos modelos anteriores
Mas, se o que você deseja é um modelo que lhe traga um foco total na precisão, então dá só uma conferida neste!
Com uma potência máxima de 7,5 kVA, bem como um ciclo de trabalho de 185@20 e 90@100. A regulagem por comutador de múltiplas faixas faz com que o ajuste de parâmetros seja preciso, possuindo ainda um tracionador de 2 roletes, com um controle linear preciso de velocidade e um sistema de freio eletrônico do motor, bem como também o compartimento do rolo de arame interno a fonte. Além disso, você ainda conta com uma regulagem precisa em até 5 diferentes posições, com uma faixa de trabalho indo de 30A até 185A.
Este modelo conta ainda com uma soldagem com arames sólidos de 0,6 mm, 0,8 mm, 1,0 mm, uma proteção elétrica e um controle térmico para os componentes mais sensíveis, LEDS para a indicação de máquina ligada e também para sobretemperatura, uma velocidade variável do arame de 1,0 a 1,6 m/min. Acompanha uma tocha MIG com euro conector, uma mangueira para gás com um comprimento de 2 metros, um fusível reserva e um cabo de solda de 25 mm com uma garra negativa de 300A.
Máquina de Solda CompactMIG 215i Esab – A Maior Potência!
- Incrível potência de 7,8 kVA
- Máquina leve e pequena, perfeita para transporte
- Possível utilizar disjuntores menores e cabos mais finos em sua instalação
- Painel completo e com interface de fácil utilização
- Possível soldar chapas de alumínio e demais tipos de aço
- Acompanha um porta eletrodo, uma mangueira de gás, uma garra de obra e roldanas de tração V
- Este é o modelo mais caro da categoria
Se você busca por uma máquina de solda que apresente a maior potência da categoria, então acabou de encontrar!
Este modelo apresenta uma incrível potência de 7,8 kVA, bem como um ciclo de trabalho de 20% – 200 A, 100% – 90 A. Apesar de robusta e ideal para trabalhos pesados, ainda assim esta máquina de solda é bastante leve, pesando até 50% menos do que um equipamento de ajuste por chave, e seu tamanho também é reduzido, tornando-a perfeita para transporte.
Além disso, ela também permite que você utilize disjuntores menores e cabos mais finos na instalação, seu painel possui uma interface de simples utilização, você pode utilizá-la com arame autoprotegido, o que traz uma maior economia sem a utilização do gás de proteção, bem como uma maior flexibilidade. Possível soldar qualquer tipo de aço, incluindo chapas de alumínio.
Acompanha um porta eletrodo de 3 metros, uma mangueira de gás de 4 metros, uma garra obra de 2 metros, e roldanas de tração V.
Para que serve uma máquina de solda MIG?
Nós já falamos aqui antes sobre inversora de solda, e também sobre o ferro de solda, então é provável que você já tenha uma boa ideia sobre para que uma máquina de solda serve, não é mesmo? O diferencial aqui é a palavrinha “MIG”, então vamos entender no que ela muda.
A soldagem MIG (do inglês, soldagem de gás inerte de metal) utiliza-se de um gás protetor para fazer o trabalho. Quanto ao gás utilizado isso costuma variar, sendo que os mais comuns são o dióxido de carbono, o hélio, o argônio ou então uma mistura entre estes.
Esta solda é bastante utilizada devido ao seu fácil uso, bem como a sua velocidade e também ao baixo custo ocasionado. Quando você pressiona o gatilho, um arame de metal recebe energia de modo que um gás protetor seja emitido. Quando em conjunto com o calor, esses fatores acabam se misturando e assim fazendo com que os metais sejam fundidos e soldados.
O eletrodo de soldagem de arame é alimentado de maneira automática por uma bobina que possui uma velocidade constante. O arco é criado através de uma corrente elétrica entre o cabo e o metal base, o qual funde o cabo e o une com a base, produzindo assim uma solda que é resistente, elegante e que não precisa ser limpa constantemente.
As vantagens e desvantagens de se utilizar uma máquina de solda MIG
Agora que você já tem uma boa noção do que é uma soldagem MIG, vamos então analisar suas vantagens e desvantagens;
Vantagens
Abaixo nós fizemos uma listinha das principais vantagens ao se utilizar uma máquina de solda MIG, confere só:
- Com ela você não precisa remover a escória;
- A soldagem é feita muito mais rapidamente, até 50% mais rápido do que se você fizesse a soldagem por eletrodo revestido;
- As pontas não são perdidas, tal como ocorre quando se utiliza o eletrodo revestido para o processo de solda;
- Há uma menor distorção das peças durante a soldagem;
- O custo de produção é menor, bem como o custo do material consumível;
- Fácil manuseio;
- O acabamento é muito bom;
- Você pode automatizar a solda.
Desvantagens
Mas claro, nada é só vantagens. Confira abaixo as principais desvantagens ao se utilizar uma máquina de solda MIG:
- A máquina de solda MIG só funciona para o trabalho com materiais finos;
- Mediante a entrada elevada de calor, e também pela fluidez do líquido de solda, não se pode utilizá-la em posições de soldagem aérea ou verticais;
- Trata-se de um equipamento batante complexo.
Soldagem MIG, MAG e TIG
Juntamente a soldagem MIG, é provável que você já tenha se deparado também com os termos MAG e TIG. Então, para te ajudar a entender o que cada um destes termos significa, nós fizemos um pequeno descritivo deles abaixo.
Começando pela soldagem MIG, nela você se utiliza de um gás metálico inerte, utilizando um carretel de fio metálico em sua alimentação. Ela lhe garante uma soldagem em larga escala, e também consegue soldar objetos metálicos no geral e peças de estruturas.
Indo agora para a soldagem MAG, ela é bastante semelhante a MIG. Entretanto, a única mudança aqui reside no tipo de gás que é utilizado, sendo que o processo permanece o mesmo. Aqui a mistura de gases utilizada costuma variar entre dióxido de carbono, argônio e oxigênio.
E por último nós temos a soldagem TIG, a qual se utiliza de um eletrodo sólido de tungstênio, o qual passa a corrente elétrica para os metais que serão soldados. Este tipo de solda é mais indicada para locais pequenos, pois seu resultado é mais fino e delicado.
O que dá para soldar com uma máquina de solda MIG?
Uma vez que você tenha uma máquina de solda MIG em mãos, é normal que surja a dúvida sobre o que, afinal de contas, dá pra soldar com ela. Antes de mais nada, vamos começar com sua desvantagem: só dá pra soldar metais finos ou então médios.
Com uma máquina de solda MIG você é capaz de realizar consertos em motocicletas e automóveis, bem como realizar pequenos trabalhos no setor da construção. Um de seus principais empregos fica sendo na produção em massa de peças de computador, pois sua soldagem é rentável e bastante rápida.
A maioria das máquinas é capaz de soldar metais com uma espessura de até 10 mm.
Como funciona o ciclo de trabalho?
Você provavelmente notou que usamos bastante o termo “ciclo de trabalho” acima, não é mesmo? Mas você sabe dizer o que ele significa? Basicamente falando, o ciclo de trabalho significa o tempo total em que você pode utilizar sua máquina de solda em determinada corrente elétrica continuamente. Assim sendo, quanto maior for a faixa de corrente que você estiver usando, maior potente e veloz será a sua soldagem, mas sua máquina deverá descansar também por um maior tempo.
Quando citamos medidas tais como 140A@60%, isto significa que, em uma corrente de 140A, você poderá utilizar sua máquina de solda MIG em 60% do tempo. Dito isto, quanto é 60% do tempo?
Quando falamos em ciclo de trabalho, estamos nos referindo a uma medida de tempo de 10 minutos. Então, pegando essa linha de raciocínio, no exemplo acima de 140A@60%, num ciclo de trabalho de 10 minutos, em uma voltagem de 140A esta máquina poderá atuar continuamente pelo tempo de 6 minutos, e depois deverá descansar por 4 minutos. Um conceito bastante simples, não é mesmo?
Dicas de como escolher a melhor máquina de solda MIG!
Acima nós te mostramos vários modelos de máquina de solda MIG, mas como você pode decidir qual é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração ao tomar sua decisão, acompanhe!
1 – Antes de mais nada, em quais materiais você irá utilizá-la?
Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é em qual material você utilizará sua máquina de solda MIG. Na realidade, mais especificamente você deverá ter em mente a espessura do material com que irá trabalhar. Uma vez que você tenha isso em mente, você então poderá ir atrás de uma máquina de solda MIG com a potência e a amperagem que atenda a suas necessidades.
Acima nós citamos a delimitação das máquinas de solda MIG, então é importante que você se atenha que há uma espessura máxima dos materiais que estas máquinas atingem. Assim sendo, tenha sempre em mente o material em que você irá trabalhar, bem como sua espessura.
2 – A potência é importante
Uma vez que você já tenha se decidido pelo material e pela espessura, vamos agora analisar a potência. Tenha em mente que, quanto mais espesso for o metal que você deseja soldar, maior deverá ser a potência de sua máquina de solda MIG. Para se ter uma ideia de dimensão, para um metal de 3 mm de espessura será necessário uma máquina de 115 V de potência, mas para um metal mais espesso ela já não será o suficiente.
Então, tenha sempre em mente a espessura do metal que se deseja soldar, para que assim você possa ir atrás da máquina de solda MIG com a potência necessária.
3 – Fique de olho também para o ciclo de trabalho
Acima nós explicamos como o ciclo de trabalho funciona, então caso ainda tenha dúvidas aconselhamos que leia este tópico para entender seu correto funcionamento. Dito isto, opte sempre uma uma máquina que possui um ciclo de trabalho que irá cumprir suas necessidades.
Não ultrapasse o tempo do ciclo de trabalho de sua máquina de solda MIG, pois isso poderá diminuir bastante a qualidade de seu trabalho. Sua soldagem poderá ficar mais rígida e também mais agitada. Ao primeiro indício de diminuição na qualidade e na rigidez, desligue sua máquina e deixe-a descansar por alguns minutinhos.
4 – Sempre dê preferência a modelos focados na segurança
O processo de soldagem é um trabalho que envolve riscos, e deve apenas ser executado por pessoas devidamente capacitadas. Dito isto, é importante que você sempre confira se sua máquina de solda MIG possui mecanismos de segurança. Proteção contra o superaquecimento e contra curto-circuito é algo extremamente importante, e que você sempre deve procurar nos modelos.
Tais mecanismos tem a função de desligar sua máquina automaticamente em casos de superaquecimento e de curto-circuito, evitando assim que ela pegue fogo e acidentes ocorram. A maioria dos modelos já conta com tais proteções, mas mesmo assim é sempre importante ficar de olho se elas estão realmente inclusas na compra.
5 – Qual o tamanho e o peso?
Aqui temos outro importante fator, relacionado ao tamanho e o peso de sua máquina de solda MIG. Os modelos menorzinhos são fáceis de serem carregados de um lado ao outro, enquanto os modelos maiores possuem até mesmo rodinhas para facilitar seu transporte.
Se você deseja um modelo pequeno, para levar consigo em todos os lugares, então um menorzinho pode melhor lhe servir. Mas, talvez um modelo maior, e com rodinhas, seja o ideal para deixar sempre em sua empresa. Na hora de escolher o melhor, tudo depende apenas de suas necessidades.
6 – Quais são os extras oferecidos?
Em dúvida entre dois ou mais modelos que são bastante similares? Pois então não deixe de conferir quais são os itens extras oferecidos por ambos os modelos!
Porta eletrodo, garra de obra, mangueira de gás, roldanas de tração V. Todos estes são apenas alguns dos vários itens extras que podem estar inclusos na compra de seu modelo, e que vale a pena você levar em consideração antes de se decidir.
7 – E claro, o preço também é importante!
E por último, mas não menos importante, o preço deve também sempre ser levado em consideração.
Ainda que elas sejam relativamente caras, de nada adianta você ter encontrado a melhor máquina de solda MIG se ela simplesmente estoura o seu orçamento. A dica aqui é simples, defina suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a isso. Certamente você conseguirá encontrar uma máquina de solda MIG que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!
Agora você já sabe como escolher sua máquina de solda MIG!
Acima nós te mostramos incríveis modelos de máquina de solda MIG, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Assim sendo, agora você não tem mais desculpas para não ir atrás de sua máquina de solda MIG e dar um “up” no seu trabalho de uma vez por todas!
Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então já até mesmo possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião sobre ele nos comentários abaixo!