Qual A Melhor Roçadeira 2 Tempos Ou 4 Tempos

Na hora de cuidar daquele seu jardim, você quer ter em mãos a melhor roçadeira possível, independente se é 2 ou 4 tempos, certo? Mas isso também levanta a questão: roçadeira de 2 tempos ou 4 tempos, qual delas é a melhor?

Pois é pensando justamente em te ajudar a ter em mãos a melhor roçadeira possível que nós trazemos até você este artigo. Aqui nós iremos analisar a diferença entre a roçadeira de 2 tempos e a roçadeira de 4 tempos, de modo a determinarmos qual delas é a melhor para você!

Se você está ansioso e quer começar o quanto antes, então é só continuar aqui com a gente!

Os tipos de roçadeira

Atualmente nós temos dois tipos de roçadeiras, a roçadeira elétrica e a roçadeira a gasolina, sendo que neste artigo nós iremos tratar especificamente do modelo a gasolina.

Isso pois, a roçadeira a gasolina é a que utilizamos para trabalhos mais profissionais, onde você consegue uma maior potência e não se atém a necessidade de uma rede elétrica por perto. Se você tem uma longa área pela frente, então a roçadeira a gasolina certamente é a melhor opção para você. Além disso, este é o modelo favorito dos profissionais, e a roçadeira a gasolina divide-se ainda em motor a 2 tempos e a 4 tempos.

Vamos comparar abaixo a roçadeira de 2 tempos e de 4 tempo, para vermos suas diferenças e qual delas melhor atende as suas necessidades.

Quais as vantagens e desvantagens de uma roçadeira de 2 tempos?

Roçadeira 2 tempos

O motor de 2 tempos é o mais tradicional, sendo que uma de suas vantagens se dá pelo fato de com ela você conseguir trabalhar praticamente em qualquer posição. Isso pois, o óleo quando misturado ao combustível estará a todo instante lubrificando o motor. Este motor funciona também com apenas dois ciclos, já que a combustão ocorre quando o pistão chega ao seu ápice. Ou seja, isto faz com que uma roçadeira de 2 tempos tenha um tempo menor para a partida. Outra vantagem deste modelo é que ele também é mais barato do que a roçadeira de 4 tempos.

Mas, focando agora em suas desvantagens, a roçadeira de 2 tempos é muito mais poluente. Isso se dá pois, a queima do óleo com o combustível acaba provocando uma nuvem de fumaça que polui todo o ambiente, além também de fazer barulhos muito altos. Outra desvantagem deste sistema se dá pela sua não economia. Além do alto consumo, você também necessita realizar uma proporção de 25:1 de óleo para cada litro de gasolina em sue motor.

Quais as vantagens e desvantagens de uma roçadeira de 4 tempos?

Roçadeira 4 tempos

Acima nós passamos brevemente pela roçadeira de 2 tempos, então agora vamos analisar a roçadeira de 4 tempos.

Para começar, o modelo de 4 tempos é tido como ecológico, isso pois ele emite menos gases na atmosfera. E, mesmo eles sendo mais leves e menores, ainda assim a roçadeira de 4 tempos é mais potente do que a de 2 tempos. Além disso, esta roçadeira também apresenta um menor desgaste, bem como uma maior vida útil. Não há a necessidade de se adicionar óleo na gasolina, tendo em vista que este motor já conta com um reservatório de óleo para sua lubrificação interna. Ela também apresenta uma emissão de ruídos bem baixa.

Entretanto, nós também temos que focar nas desvantagens apresentadas pela roçadeira de 4 tempos. Para começar, você precisa de um cuidado extra com o óleo da roçadeira de 4 tempos,  nunca se deve faltar óleo no recipiente, pois caso isso aconteça o motor irá fundir. A inclinação é outro cuidado que você deve ter, pois o bico que envia a gasolina até o motor possui uma limitação na posição em que é trabalhado. E, é claro, o valor de uma roçadeira 4 tempos também é sempre superior a uma de 2 tempos.

Qual a melhor, roçadeira de 2 tempos ou roçadeira de 4 tempos

Acima nós te mostramos as vantagens e desvantagens da roçadeira de 2 tempos e a de 4 tempos, mas qual delas é a melhor?

Primeiramente, definir qual a melhor depende de você e de suas necessidades, e também qualquer uma das duas que você optar por comprar conseguirá atender as suas necessidades perfeitamente bem. Mas, caso tenhamos de escolher uma delas (e é este o caso), então nós ficamos aqui com a roçadeira de 4 tempos.

Apesar de inicialmente mais cara, é uma diferença que se paga com o passar do tempo. Ou seja, se você puder investir um pouco a mais nesta roçadeira, faça isso, você verá que vale a pena. Mas, caso ela ultrapasse o seu orçamento, sem problemas, a roçadeira de 2 tempos também conseguirá lhe servir muito bem.

Roçadeira de 2 tempos Vs Roçadeira de 4 tempos

Agora que nós já te apresentamos acima as vantagens e desvantagens de cada roçadeira, bem como qual delas é a nossa campeão, então que tal então se agora nós fizéssemos um pequeno comparativo entre elas? Pois então vamos a isso!

Qual é a mais econômica?

Mais Econômica: 4 tempos

A roçadeira de 4 tempos mostra-se mais econômica aqui, e em muito isso se deve ao fato do motor de 2 tempos apresentar um consumo elevado. Pois, como dito acima, para cada litro de gasolina você deverá colocar uma proporção de 25:1 de óleo. E, mesmo que você utilize o óleo específico do fabricante, o qual lhe ajuda a melhorar essa proporção para 50:1, ainda assim é um consumo elevado.

Tudo isso faz com que o motor de 4 tempos seja o vencedor aqui.

Qual é a mais barata?

Mais Barata: 2 tempos

Mas, quando falamos especificamente do preço de custo, o motor de 2 tempos já fica como o grande vencedor aqui. Dependendo de seu orçamento e de suas necessidades, isso pode até mesmo a ser uma melhor opção.

Qual é a mais potente?

Mais Potente: 4 tempos

Além de mais potente, a roçadeira de 4 tempos é também mais leve e menor do que a de 2 tempos.

Qual é a mais ecológica?

Mais Ecológica: 4 tempos

A roçadeira de 2 tempos utiliza uma queima de óleo junto ao combustível, o que acaba jogando uma nuvem de fumaça no meio ambiente, e definitivamente fazendo com que este modelo não seja ecológico. Em contrapartida, a roçadeira de 4 tempos não emite uma quantidade muito menor de gases poluentes no meio ambiente, o que faz dela nossa vencedora desta categoria.

Qual é mais silenciosa?

Mais Silenciosa: 4 tempos

Aqui novamente nós temos a roçadeira 4 tempos como vencedora. O nível de ruídos desta roçadeira é bem menor do que a de 2 tempos, o que faz dela perfeita para locais em que o silêncio é essencial.

Agora é só ir atrás da sua!

Acima nós realizamos um pequeno comparativo para lhe mostrar que a roçadeira de 4 tempos é melhor do que a roçadeira de 2 tempos, entretanto, isso reflete nossa opinião para com ambos os modelos. Então mais uma vez nós reforçamos que, qualquer um dos dois poderá muito bem atender as suas necessidades.

Mas e quanto a você, também concorda que o motor de 4 tempos é o melhor? Ou então você pensa que o de 2 tempos é melhor? Conta pra gente nos comentários abaixo!