Como Cortar Drywall? Passo A Passo!

O drywall vem sendo utilizado cada vez mais no setor da construção civil, por isso é tão importante saber a maneira correta de o cortar. Pois foi pensando justamente nisso que nós separamos este artigo para você!

Aqui neste artigo nós iremos lhe ensinar o passo a passo para cortar uma chapa de drywall, seja corte reto, em L ou circular. Além disso, nós também separamos alguns dos principais erros que as pessoas cometem durante a instalação de drywall, para você conseguir se prevenir e não cometer estes mesmos erros!

Então, se você quer aprender a como cortar drywall o quanto antes, é só continuar por aqui com a gente!

Para que serve o drywall?

Antes de mais nada, você sabe dizer quais são as principais aplicações do drywall? O drywall vem crescendo cada vez mais no setor de construção civil, principalmente por sua maleabilidade quanto a estética.

Atualmente é possível utilizar o teto de drywall, que é bastante utilizado devido a sua estética. Ele proporciona ao ambiente uma sensação de uniformidade, sendo capaz de esconder imperfeições, tais como vigas, e até mesmo permitir utilizar uma iluminação embutida, de modo a valorizar toda a estética do ambiente.

A parede de drywall é outra de suas aplicações, e bastante utilizada. Aqui a principal função de uma parede de drywall é como divisão, seja para separar ambientes em sua residência ou como divisória em salas comerciais. Além disso, ela também costuma ser bastante usada para painéis, como por exemplo para televisores.

Independente de qual seja o uso que você irá empregar em seu drywall, você precisará saber como o cortar. Pois foi pensando exatamente nisso que abaixo nós separamos para você o passo a passo correto de como cortar drywall, confira!

Como cortar drywall

Vamos agora focar no ponto central deste nosso artigo, sobre como cortar a chapa de drywall.

Abaixo nós separamos para você todas as dicas sobre como cortar drywall, de acordo com o tipo de corte que você deseja fazer, então confere só!

Como cortar o drywall reto

O primeiro corte que nós iremos focar aqui é no corte reto, ou seja, o corte padrão para drywall.

Para este tipo de corte você precisará de algumas ferramentas em mãos, sendo elas:

Antes de começarmos a cortar, tenha em mente que o corte deve sempre ser feito na face de sua chapa de drywall. E se você tem dúvidas sobre qual é a face, basta conferir ambos os lados de sua placa, a face será aquele lado mais clarinho. No caso de modelos de chapa com cores, o lado verde será sempre o da face.

Agora é a hora de iniciarmos, para tal utilize sua régua para fazer a correta marcação da chapa, de acordo com onde você deseja cortar nela com o seu estilete. Uma vez que já esteja bem definido onde você deseja cortar, passe seu estilete por esta marcação apenas uma vez, mas passe-o com bastante força.

Como cortar Drywall

Passar o estilete com força é importante, pois assim você garante que o gesse quebre por igual, e você não precise raspá-lo depois.

Como cortar Drywall

Depois disto basta virar a placa e realizar o corte também em seu verso.

Após fazer isto pronto, você acabou de cortar sua chapa de drywall, mas o trabalho ainda não está terminado. Após cortar sua chapa de drywall, é necessário focarmos no acabamento.

O acabamento

Após cortar a chapa de drywall, você perceberá que seu acabamento está um pouco irregular, e é necessário consertar isso.

É aqui que a plaina manual irá entrar. Você deve utilizar sua plaina para raspar esta parte cortada do drywall, de modo a deixá-la bem uniforme.

Como cortar Drywall

Raspe até que você consiga regularizar bem o seu gesso, mas cuidado para não acabar raspando demais.

Caso você raspe demais, a rebarba do cartão irá sobrar, e na hora do encontro das chapas esta rebarba fica sobressalente, fazendo com que o acabamento não fique bom.

Para lidar com essa rebarba do cartão você deverá utilizar uma lixa de ferro 60.

Na hora de usar sua lixa, tenha em mente que ela não é para o gesso, mas apenas para essa rebarba. Passe-a inclinada, de modo a tirar toda a rebarba de sua peça.

Uma vez que você tenha regularizado seu gesso e retirado as rebarbas, você finalizou todo o processo de cortar seu drywall.

Como cortar o drywall em L

Acima nós lhe explicamos o processo para o corte reto de drywall, vamos então agora focar no corte em L.

Para tal, comece utilizando a régua e o lápis para demarcar as medidas exatas que você irá cortar em sua chapa de drywall.

Utilize o estilete para passar por cima das medidas que você demarcou, mas tenha em mente que apenas o estilete não será o suficiente aqui.

Como cortar Drywall

Para este corte em L, o serrote será necessário. Qualquer serrote poderá ser usado aqui, porém o serrote de ponta é que você deve dar preferência.

Você não precisa passar seu serrote por ambas as marcações feitas, basta passá-lo até o final de apenas um dos lados, dobrar a chapa e depois cortá-la com o estilete.

Como cortar Drywall

Após cortado, basta repetir os passos para o acabamento que nós citamos acima, com a plaina e a lixa.

Como cortar o drywall de modo circular

E por fim, nós temos o corte circular no drywall, o qual dependendo da situação pode se mostrar necessário.

Para te ajudar a fazer a marcação circular, você pode utilizar a linha de pedreiro, ou até mesmo improvisar um barbante para isso.

Como cortar Drywall

Após fazer sua marcação, basta utilizar o serrote de ponta para realizar o corte, sempre utilizando a ponta mais fina do serrote. Aqui você tem a opção de substituir o serrote de ponta por uma serra tico-tico, que também irá funcionar muito bem.

Após realizar o corte, basta imprimir o mesmo acabamento explicado acima, com a plaina e a lixa.

Viu só como cortar uma chapa drywall é bem fácil?

E, caso queira conferir o corte sendo feito, é só dar play no vídeo abaixo disponibilizado pelo canal Gypsum:

Erros comuns durante a instalação do drywall

Uma vez que você agora já saiba como cortar drywall, é importante ter em mente como evitar alguns dos principais erros de sua instalação.

A seguir nós separamos os principais erros, e o que você deve fazer para evitá-los!

1 – Não construa sem planejamento!

Começamos com um erro que para muitos soará como besteira, mas que muitas pessoas acabam sofrendo com isso.

Numa obra de alvenaria torna-se possível resolver vários erros com um pouquinho a mais de massa, mas isso não é aplicável para o drywall. E é exatamente por isso que o planejamento se mostra tão necessário!

Caso você não se prepare devidamente antes da obra, ou seja, se não realizar as corretas marcações dos eixos, você estará sujeito a erros. E dependendo do erro, pode ser necessário remover toda a chapa de gesso para consertá-lo, o que irá acarretar em desperdício, tanto de tempo quanto de material.

Então, se você for construir, o ideal é se planejar com antecedência. E nada de improvisar no meio da obra, sempre siga o projeto a risca. Alterações sem planejamento podem ser muito prejudiciais para toda a obra.

2 – Sempre confira os vãos, e mais do que apenas uma vez!

Conferir os vãos é de extrema importância, e de preferência faça isso várias vezes, sempre anotando os resultados, faça isso antes de separar vãos para portas e visores.

Aqui você já deverá ter a medida exata de sua porta, com o caixonete já incluso, assim como sua altura com relação ao piso. Tenha em mente que, uma vez que as esquadrias serão instaladas somente após a obra com acabamento, se você precisa realizar alterações será necessário quebrar as placas.

3 – Atenção ao acabamento

Se você não quer que trincas apareçam, é necessário um tratamento de junta perfeito e muito bem executado.

Para evitar que problemas deste tipo ocorram, você não deve abrir mão das camadas de massa de rejunte, bem como em utilizar uma fita de papel nas juntas. E nada de usar a fita telada nas juntas, ela deve ser utilizada apenas para reparos.

Esta é a etapa onde a surgem a grande maioria dos problemas, então o ideal mesmo é que você consulte um fabricante, de modo a ter uma noção da maneira ideal de preparar as juntas.

4 – A pintura

Na hora de pintar se drywall todo cuidado é pouco. Antes que você possa aplicar uma massa corrida sobre o drywall o ideal é que você passe antes uma camada de fundo preparador de paredes.

A função deste fundo preparador de paredes é justamente selar o papel cartão, unificando assim as superfícies de modo que elas tenham uma absorção mis uniforme, e impedindo a absorção de água pela massa de gesso acartonada.

5 – Não use qualquer bucha

Aqui é importante que você já tenha claro em mente para que irá usar seu drywall, de modo que você possa ir atrás de buchas específicas para ele. Tenha em mente que há buchas específicas para a instalação de quadros, persianas, prateleiras, etc.

Caso você use uma bucha que não seja específica para aquele trabalho que você está desempenhado, pode esperar dores de cabeça!

A dica então é simples, tenha claro em mente no que você irá usar seu drywall, para então ir atrás de buchas para esta utilização.

Agora você já sabe como cortar drywall!

Acima nós lhe informamos tudo o que você precisa saber para cortar drywall, então agora o resto é com você. Basta você por a mão na massa, pegar todas as ferramentas para drywall necessárias, e começar o quanto antes cortar o drywall da maneira correta!

E claro, caso tenham restado duvidas sobre como cortar drywall basta perguntar nos comentários abaixo, nós estaremos prontos para lhe responder!